FORÇA DO VALE 40 ANOS
Coluna da Mari

#ColunadaMari | Audiência sobre pedágios em Encantado: discussões acirradas e pouca participação popular

Audiência pública

Está marcada para a próxima terça-feira (18), nas dependências da Câmara de Vereadores, a Audiência Pública para discussão da concessão dos pedágios do Bloco 2. A iniciativa da audiência partiu do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Daniel Passaia (União Brasil), com o apoio dos demais vereadores.

Audiência pública II

Até onde acompanhei, o intuito da audiência é explanar o projeto para a comunidade, apresentando o modelo, discutindo as obras que constam no projeto como prioritárias, a fim de ouvir a opinião da população sobre a real necessidade dessas obras. Caso haja interesse coletivo, podem ser indicadas novas obras ou mudanças. E o mais importante: debater as tarifas. Agora, só resta esperar que a população compareça.

Redes

E, como é de praxe nessa nossa vida moderna, sempre que existe uma discussão importante, principalmente envolvendo o Poder Público, surgem publicações revolucionárias de alecrins dourados dando sua opinião — aquela, sem sair de casa e com forte cunho politiqueiro. Só quem realmente se preocupa com a coisa pública, na hora que arde no próprio bolso, tem a capacidade de escrever tanta baboseira. Mas o pior é quem compartilha algumas dessas opiniões “fortes”, sem o mínimo de embasamento. Afinal, não é sobre ser contra ou a favor: o free flow será implantado. Nos resta agora nos unirmos por uma tarifa justa, que não nos prejudique.

Sem Roteiro

Aconselho às pessoas que tiverem interesse em participar da audiência na Câmara Municipal que tirem um tempo para ouvir as duas entrevistas sobre o assunto feitas no podcast Uma Conversa Sem Roteiro. Nosso apresentador e colunista, Nolimar Perondi, recebeu o secretário estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, e o prefeito Jonas Calvi no episódio que foi ao ar no dia 28 de janeiro. Já na entrevista do dia 04 de fevereiro, Perondi conversou com a presidente da ACIE, Raquel Cadore, o ex-presidente do Codevat, Luciano Moresco, e o vereador Diego Pretto.

Participação

Acompanho o que posso chamar de “novela dos pedágios” há mais de 15 anos e posso afirmar com segurança que, apesar do pouco apoio da população fora das mídias sociais, muito foi feito — mas por parte dos nossos representantes. Na época da Sulvias, veículos emplacados em Encantado recebiam isenção do pedágio a partir da 10ª passagem mensal, além de os veículos dos moradores de Palmas serem isentos da cobrança. Tivemos algumas dificuldades quando a concessão passou para a EGR, mas, mesmo assim, conseguimos manter as isenções de Palmas.

Com a criação dos COREPES (Conselho das Rodovias Pedagiadas), conquistamos as obras do trevo da Santa Clara e do Peteba. Essa conquista só foi possível graças ao empenho dos então vereadores Jonas Calvi e Luciano Moresco, que se disponibilizaram a presidir o COREPE durante quatro anos. Após a extinção dos COREPES, foi a vez dos vereadores Joel Bottoni e Cris Costa se juntarem aos demais citados para lutar por essa bandeira, com o apoio de outros vereadores e entidades de classe. Destaco esses nomes por ter certeza de que organizaram manifestações, fizeram incansáveis visitas ao Palácio Piratini e tiveram algumas pautas atendidas.

Participação II

Como cidadã e por muitas vezes ter sido voluntária na organização de manifestações e abaixo-assinados, me sinto no direito de escrever o que estão lendo agora. Afinal, na hora de reclamar, até papagaio fala, mas na hora de lutar pelo coletivo, aparece meia dúzia. Digo isso com base na última manifestação feita aqui, em julho de 2023. Lembro-me como se fosse hoje: um sábado gelado. Apesar da manifestação ter sido amplamente divulgada, tivemos a presença de apenas 80 pessoas, a maioria oriunda da comunidade de Palmas. E é isso que me revolta. Porque na hora de ofender e cobrar governadores, prefeitos e vereadores é fácil, mas sair da sua zona de conforto e participar… ninguém aparece.

Agro Dália

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!