Coluna do PerondiColunas

#NolimarPerondi | Orelha

Orelha

A crueldade praticada contra um cachorro “comunitário” em Florianópolis tomou proporções jamais vistas, causando uma comoção nacional. Quatro adolescentes, filhos de pais com alto poder aquisitivo, resolveram matar a pauladas o cachorro Orelha. Crueldade no pior sentido da palavra. Depois de barbarizar o animal indefeso, o deixaram agonizando. O cachorro foi encontrado e levado a uma clínica veterinária e, devido à gravidade dos ferimentos, foi submetido à eutanásia. Esse é um breve relato do caso que repercute na imprensa e nas redes sociais, sendo que a polícia já identificou os quatro jovens acusados de cometer o ato violento.

Importante também fazer a cronologia do ocorrido. O cachorro foi agredido na noite do dia 4 de janeiro. No dia 5, foi encontrado e levado à clínica veterinária, sendo eutanasiado no mesmo dia. A polícia foi comunicada apenas no dia 16 de janeiro. Somente no dia 22 de janeiro, a juíza responsável pela análise das medidas judiciais do caso se declarou suspeita para atuar no processo, segundo se sabe, por manter relação de amizade íntima com familiares de um dos investigados. No dia 26, a Polícia Civil de Florianópolis cumpriu mandado de busca e apreensão nas residências dos envolvidos. Já no dia 27, a polícia informou que também indiciou três familiares — entre eles dois pais, empresários, e um tio, advogado — acusados de coagir uma testemunha.

Criação

Além do crime bárbaro contra um cachorro, que comoveu a todos pela crueldade gratuita contra um animal indefeso, o que fica evidente e gritante neste caso é a criação desses jovens. Pensaram eles que estariam imunes às leis por serem filhos de pais ricos e que, por se sentirem “diferentes”, teriam permissão para fazer o que quisessem, inclusive matar um cachorro a pauladas. E, infelizmente, estavam certos: dois pais e um tio desses jovens ameaçaram o porteiro que testemunhou a crueldade. Segundo se sabe, na coação foi usada uma arma para intimidar o trabalhador. Criar um filho vai além de proteger e amar; é ensinar, principalmente pelo exemplo, valores que são conjuntos de princípios morais e normas éticas que guiam o comportamento, as decisões e a forma de interpretar o mundo. Esses valores funcionam como direção interna para definir o que é considerado certo, importante ou desejável na vida. Neste caso específico, constata-se a falência total na criação desses adolescentes, que agora serão corrigidos — ao menos é o que se espera — pelos rigores da lei.

Permissivos

Pais permissivos, extremamente tolerantes quando seus filhos quebram regras na família, na escola ou na sociedade, dificilmente se reconhecem como tais. Alguém será sempre culpado pelos erros ou comportamentos inadequados de seus próprios filhos. A frase “mexeu com meu filho, mexeu comigo” é conhecida. É claro que os pais devem proteger seus filhos, mas limite também faz parte da proteção. Se não forem vocês, o mundo e a vida em sociedade mostrarão esses limites, talvez com mais clareza e muito menos candura. É inevitável imaginar como será a vida desses jovens que cometeram as atrocidades contra o cachorro Orelha. Por onde forem, serão lembrados como autores de extrema crueldade contra um ser indefeso, e o mundo cobrará. Na vida, todos aprendemos — pais e filhos — de duas formas: pelo amor ou pela dor. Infelizmente, o ser humano costuma aprender pela segunda opção, mas aprende.

Notificado

A Prefeitura de Encantado notificou o proprietário de um conhecido depósito, localizado no bairro Santa Clara, para realizar a limpeza imediata do terreno. A situação, já alvo de reclamações recorrentes, enquadra-se no Código de Posturas Municipal, que atribui claramente ao proprietário a responsabilidade pela manutenção adequada de terrenos e edificações.

Multa

O descumprimento da notificação pode resultar em multa administrativa. O valor parte de R$ 440,20 e pode chegar a R$ 2.201,90, conforme a gravidade e eventual reincidência.

INSS

A regra não é nova nem seletiva: vale para todos. No mesmo sentido, o prédio do INSS, na área central de Encantado, também será formalmente notificado para realizar a devida manutenção.

Lei

A prefeitura informa que a notificação se enquadra no Código de Posturas e que a regra não é nova nem seletiva. Pois que assim seja. Existem locais na área urbana de Encantado onde se notam depósitos de veículos velhos a céu aberto, que permanecem ali sem uma posição mais firme do poder público. A solução está demorando demais.

Saindo

O atual secretário de Agricultura e Obras da Prefeitura de Encantado, Geovani Dellazeri, deixará a pasta no final de janeiro. Empresário do ramo de transporte e restaurante, Geovani assumiu o cargo ainda no mandato anterior, atendendo a um pedido especial do prefeito Jonas Calvi. Após contribuir com seu tempo e trabalho no serviço público, retorna à atividade privada.

Assume

Depois de intensa discussão em torno do novo nome para assumir a Secretaria de Agricultura e Obras da Prefeitura de Encantado, o prefeito Jonas Calvi atendeu à indicação feita pelo vereador Leonardo Lorenzi e confirmou o vice-prefeito Agostinho Orsolin como titular da pasta. Lorenzi havia sido indicado pelo MDB, mas declinou por conta de seu trabalho e indicou o Baixinho.

Gestor

O vereador Ivanor Daltoé, do União Brasil, deixa a Câmara e assume o cargo de Gestor do Setor de Obras, função diretiva vinculada à Secretaria de Agricultura e Obras Públicas da Prefeitura de Encantado. O vereador aceitou o pedido feito pelo prefeito Jonas Calvi e vai se licenciar da Câmara no início de fevereiro.

Experiente

Ivanor Daltoé tem longa experiência no Legislativo de Encantado, está no sexto mandato e também acumula experiência na Secretaria de Obras, onde já atuou como secretário. A nova função equivale, na prática, a uma subsecretaria no setor de obras.

Câmara

Segundo informações, o suplente Rogério Meira, que obteve 90 votos concorrendo pelo União Brasil, deve assumir o lugar de Ivanor Daltoé na Câmara de Encantado. Meira assumiu recentemente por 15 dias no lugar do titular Daniel Passaia, durante o recesso da Câmara. Agora, poderá mostrar seu trabalho ao longo das sessões ordinárias.

Frase

“Nada é mais perigoso que um bom conselho acompanhado de um mau exemplo.” — Madame de Sablé

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo