Página Três

Gestão faz toda a diferença

Leia a Página Três, por Renira Turatti Ost, em 12 de março de 2021

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.

AYN RAND (1905-1982) era uma escritora e filósofa norte-americana de origem judai- co-russa. Fugitiva da revolução russa, chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920. A escritora publicou vários romances, criou roteiros para trabalhos cinematográfi- cos e realizou dezenas de palestras expondo suas ideias sobre sua filosofia chamada de “Objetivismo”, que ela explica como “uma filosofia para a vida na terra”. Ela publicou diversos ensaios abordando temas bem oportunos para a realidade em que vivemos atualmente. Mesmo após a sua morte, em 1982, a filósofa costuma ser mencionada em discussões sobre economia, capitalismo e sociedade.

Chile

O Chile tornou-se o país que mais rapidamente está vacinando a sua população, ultrapassando Israel. Como conseguem? Só para começar, encomen- daram 4,5 vezes mais doses de vacina do que o tamanho da população…e de 5 fornecedores diferentes, para estarem cobertos em caso de eventuais atrasos. Em números absolutos, a população brasileira é 11 vezes maior do que a chilena, mas só vacinamos o dobro de pesso- as que eles. Em termos relativos, eles já vacinaram 5 vezes mais do que o Brasil.

Os prefeitos e as compras das vacinas

Os 38 prefeitos da região assinaram o termo de adesão do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa) para manifestar in- teresse na compra de vacinas contra a covid-19. O objeti- vo da iniciativa é ampliar a disponibilidade de doses e, assim, acelerar o processo de imunização. São 19 consór- cios participando desse grupo de trabalho. A estimativa é reunir cerca de 300 municí- pios de todo o Estado comen- ta Marcos Scorsatto, presiden- te do Consisa e prefeito de Itapuca.

A partir de agora o grupo de trabalho inicia o processo de contato com as empresas fabricantes de imunizantes. Até o momento, não é possí- vel discutir valores e prazos, já que não se sabe quando essa compra seria permitida e, consequentemente, nem quantas vacinas seriam neces- sárias.

“Hoje somente o Governo Federal consegue comprar. A prioridade é dele. Mas uma comissão do nosso grupo vai visitar o Instituto Butantan, para conversar com represen- tantes do laboratório”

De acordo com Scorsatto, o Ministério da Saúde deixou claro que a intenção do governo federal é não deixar que os municípios comprem a vacina.

“Segundo eles, o governo vai disponibilizar vacinas suficientes a todos. Mas sabemos que a vacinação em massa é o caminho para salvar vidas e proporcionar a retomada da economia. E é isso que estamos cobrando dos órgãos. Pelo cronograma iremos até final do ano para vacinar toda a população. Mas até quando a economia vai aguentar?”

HBST

Você pode ajudar nesta pandemia muito mais do que imagina. Saia apenas para o que for muito ne- cessário e usando máscara. Proteja-se. Cuidando de você, estará cuidando do outro. E, se tiver disponibilidade de qualquer valor, deposita na conta do Hospital Beneficente Santa Teresi- nha. Os gastos são muitos, a demanda está além da capacidade e os recursos muito escassos.

Banco Sicredi
Agência 0136,
Conta número 6935-3.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fale conosco!