FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesEntretenimento

Cidade da erva-mate realiza a 11ª da Turismate

De 10 a 12 de novembro Ilópolis realiza o evento que vai enaltecer a produção e industrialização da erva-mate e o turismo

O Parque do Ibama, localizado na cidade de Ilópolis, encanta a todos pela sua beleza. São 24 hectares constituídos basicamente de mata nativa. Sua principal finalidade era a produção de mudas de árvores nativas e exóticas, bem como manter a área de preservação com o manejo florestal. Esse é o local onde será realizada a Turismate, de 10 a 12 de novembro.

Dentro do Parque do Ibama é possível conhecer o Processo Histórico da Erva-mate, com réplicas de equipamentos, imóveis e instrumentos utilizados no processo de produção da erva-mate, desde 1500 até a atualidade. Durante a Turismate os visitantes poderão visitar e assistir à apresentação com atores.

A Turismate é uma realização da Associação Amigos da Erva-Mate (A. A. Erva-Mate) em parceria com a Administração Municipal de Ilópolis. O prefeito de Ilópolis, Edmar Pedro Rovadoschi, destaca que neste ano a Turismate é ainda mais especial. “A Festa da Erva-mate vem coroar o trabalho de nossos produtores de erva-mate. São eles os grandes reesposáveis que dão o título ao município de Ilópolis como o maior produtor de erva-mate do Estado do Rio Grande do Sul. E neste ano comemoramos 60 anos de emancipação do município com uma programação especial durante a Turismate”, disse.

Rovadoschi enfatiza que a Turismate é uma festa do setor ervateiro onde é possível evidenciar a erva-mate. “Vamos divulgar ainda mais o nosso produto e trazer conhecimento aos nossos produtores e empresários. Deixamos um convite especial para a toda a região e Estado para que venham participar da Turismate e visitar os pontos turísticos de Ilópolis. A feira é de todos e tem entrada gratuita”, frisou ao agradecer a comissão organizadora que está trabalhando incansavelmente para a consolidação do evento.

Já o presidente da 11ª Turismate e vice-prefeito, Fernando Dapont, destaca a participação das indústrias ervateiras, no evento. “São as indústrias ervateiras as estrelas da Festa da Erva-mate. São elas que levam o nome de Ilópolis para o mundo, são as indústrias que transformam o nosso ouro verde em produto. Ao chegar na Turismate, os visitantes serão recebidos por 15 indústrias ervateiras que estarão mostrando seus produtos, e mais 87 stands”, declara. Ao todo são 31 indústrias ervateiras no município.

Simpósio Técnico “A Erva-Mate e seus desafios”

A disseminação de conhecimento e o debate sobre o setor ervateiro tem destaque especial na Turismate. Na sexta-feira, 10 de novembro, será realizado o Simpósio Técnico “A Erva-Mate e seus desafios”, com início às 8h, no Centro Vocacional Tecnológico, no Parque do Ibama.

O Simpósio é uma realização da Secretaria de Agricultura de Ilópolis e Emater/RS-Ascar e conta com o apoio do Ibramate e Fundomate.

O evento tem como público alvo produtores rurais, ervateiros, membros de entidades representantes do setor, autoridades municipais e estaduais, técnicos, estudantes e público em geral. Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Agricultura pelo telefone (51) 99708.6490.

Programação

8h – Inscrições e recepção
08h30min – Abertura oficial com a presença de autoridades e convidados
9h – Palestra com Pablo Pereira – Sistema Agro Florestal – SEMA/RS
9h35min- Palestra com Lauro Edilson Bernardi da Emater, e Igor Poletto, da Universidade Unipampa – Tema: Manejo e Cultivo Sustentável da Erva-Mate
10h – Intervalo
10h15min – Palestra com Soraia Gerhardt e André Bordinhon, do Sebrae – Tema: IG erva-mate do Alto Taquari RS
10h50min – Palestra com Jéssica Tomasi, da Polli – Tema: Crédito de carbono em erva-mate
11h25min – Palestra com Rebecca Grandmaison, da Sicredi – Tema: Crédito de carbono em erva-mate
11h55min – Encaminhamentos finais e perguntas

Moderadores: Secretário de Agricultura de Ilópolis, Jurandir José Marques, e Cleber Schuster, da Emater
12h15min – Almoço
13h30min – Tarde de campo na propriedade de Fábio e Patrícia Carlesso Camillotti. Orientador Cleber Schuster, da Emater
16h – Entrega dos Certificados e homenagens

Seminário de Turismo

Durante a realização da 11° Turismate, no sábado, 11 de novembro, com início às 8h, será realizado no Centro Vocacional Tecnológico, o 1° Seminário de Turismo de Ilópolis. Com coordenação da secretária de Cultura e Turismo, Emília Gasparin, o evento será voltado para o empreendedorismo.

De acordo com a secretária, podem participar todos aqueles que têm a vontade de investir em turismo na região e também para quem já possui algum empreendimento. “Ilópolis é um local com grande potencial turístico, seja com atrativos gastronômicos, religiosos, naturais ou patrimoniais, além de viveiros de erva-mate, propriedades rurais e ervateiras”, explica.

A programação do Seminário começará às 8h, com a recepção e discussão sobre: “O novo posicionamento do Turismo no Rio Grande do Sul”, com a presença do secretário de Turismo Estadual, Luiz Fernando Rodriguez Junior. Às 9h será a palestra de Marli Trentin Schirmann, proprietária da Vila Trentin, em Erechim.

Às 10h, a turismóloga/mestre em desenvolvimento rural e instrutora de turismo rural pelo Senar/RS, Aline Moraes, falará ao público. Às 10h45min ocorre intervalo com lanche e música ao vivo com voz e violão de Laidy Marsango Gaio. Às 11h haverá a palestra do ex-prefeito de Bento Gonçalves, o deputado Guilherme Pasin.

“Nós teremos grandes nomes falando a respeito de turismo e de formas de como fortalecer e fomentar este setor. É um grande objetivo nosso,” explana Emília. A secretária continua: “Aguardamos aquelas pessoas que têm o sonho e a vontade de investir no turismo, mas também a comunidade em geral, que tem curiosidade e gostaria de saber mais a respeito. Queremos que participem conosco desse evento enriquecedor”, convida.

Fórum Sul-Americano da Erva-Mate

O Fórum Sul-Americano da Erva-Mate, é um importante evento que ocorre durante a Turismate. São esperados representantes do setor ervateiro da Argentina, Paraguai e Uruguai. O evento ocorre no sábado, 11 de novembro, com início às 13h30min, no Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate.

Organizado pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) o evento será aberto para produtores, industrialistas, viveiristas, representantes de entidades do setor ervateiro, além de administradores públicos, vereadores e secretários municipais. Contará com a presença também de representantes de secretarias de Estado, representantes de autarquias, sindicatos e demais entidades que cooperam com o setor ervateiro, em nível estadual e nacional. Assim como pesquisadores, institutos de pesquisa e universidades.

Os temas debatidos durante o fórum serão: A Importância Social, Econômica, Cultural e Ambiental da Ilex Paraguariensis; e Políticas Públicas Específicas e Ações Integradas para a Promoção e Defesa da Territorialidade da Erva-Mate. Trata-se de um congresso muito importante e que pela primeira vez terá Ilópolis como sede.

Abertura da cápsula do tempo emocionará a comunidade

Cápsula do tempo é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações comuns a uma sociedade numa determinada época, para que seu conteúdo seja preservado e acessado por gerações futuras.

De modo geral, cápsulas do tempo possuem uma data final para abertura.  São seladas e enterradas, com o objetivo de manter seu conteúdo salvo de intervenções humanas e do efeito da degradação do tempo.

Uma cápsula do tempo foi aterrada na praça Itália do município de Ilópolis no ano de 2003, como parte do projeto “Um Pacto de Sonhos de Amor por Ilópolis” e selou-se, em 07 de dezembro do mesmo ano, o “Baú dos Sonhos”. Nele foram depositados, e devidamente lacrados, envelopes de alunos contendo seus sonhos para Ilópolis para os próximos 20 anos, ou seja, ano de 2023. Nessas cartas os alunos puderam expressar seus desejos para o município quando completasse 60 anos.

Em um clima de emoção, comoção e nostalgia, a cápsula do tempo será aberta no dia 11 de novembro, às 10h15min, na Praça de Itália, em celebração aos 60 anos do município de Ilópolis, junto à maior festa do município, a Turismate. Contará com transmissão ao vivo para quem estiver presente na feira.

Serão abertos, na oportunidade, três envelopes, contendo desejos escritos há 20 anos, identificando seus autores para que possam explanar suas lembranças sobre o projeto.

Logo após a cápsula será levada para a Secretaria de Educação, onde seu conteúdo será aberto e transformado em um mural, preservado e colocado em destaque para que sirva de material para pesquisa e histórico do município.

Na mesma prerrogativa, foi lançado o projeto de realimentação da Cápsula do Tempo para abertura no Centenário do Município, no ano 2063, daqui a 40 anos, que é o projeto; “Ilópolis 60 anos, uma história que se constrói a cada dia”.

Serão dois meses para a produção de material que abrangerá, além de alunos, toda a sociedade. Serão registros pertinentes a cada segmento marcando a história dos dias de hoje para ser lembrada, relembrada, enaltecida e reverenciada no futuro. O depósito do material em cápsula acontecerá em momento solene em 26 de dezembro de 2023.

Programação da 11ª Turismate   

Sexta-feira, 10 de novembro

08h30min – Recepção com arautos – Grupo UEBA
9h – Simpósio Técnico “A Erva-Mate e seus desafios”. Local: Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate
10h15min – Apresentação Cultural Local: Gaiteiros de Ilópolis. Local: Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate
14h – Jonathan Girotto e Banda. Local: Palco Principal
15h – Teatro Infantil “As histórias de Pinóquio”. Local: Palco Principal
16h – Apresentação Cultural Local: Grupo Musical La Vocce del Mate. Local: Palco Principal
16h30min – Entrega de certificados do Simpósio Técnico “A Erva-Mate e Seus Desafios” e homenagens aos produtores rurais de Ilópolis. Local: Palco Principal
17h – Encontro de Prefeitos e Primeiras Damas. Local: Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate
18h30mim – Inauguração da Pavimentação do Parque do Ibama
19h – Abertura Oficial da 11ª Turismate – A Festa da Erva-Mate. Local: Palco Principal
20h – Espetáculo Teatral “A lenda da Erva-Mate” – Direção de Pablo Capalonga. Local: Palco Principal
21h30min – Show com a Banda San Francisco. Local: Palco Principal

Sábado, 11 de novembro

8h – 2º Concurso Gastronômico Ilex Gourmet. Local: Moinho Colognese
08h30min – Recepção com arautos – Grupo UEBA
8h30min – Encontro de Legislativos do Vale do Taquari. Local: Câmara de Vereadores
9h – 1º Seminário de Turismo. Local: Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate
10h– Abertura da Cápsula do Tempo de Ilópolis (2003/2023). Local: Praça Itália/Palco Principal
10h15min – Teatro “As Histórias do Vô Venâncio”. Local: Palco Principal
10h45min – Apresentação Cultural Local: Declamadoras do CTG Querência do Mate. Local: Palco Principal
13h30min – Fórum Sul-Americano da Erva-Mate: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Local: Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate
13h30min – Apresentação Cultural Local:  Grupo de Dança Conviver – Ilópolis, Grupo Balando Contenti – Doutor Ricardo e Grupo Sempre Jovens – Relvado
14h – Baile da Terceira IdadeBanda LRE. Local: Palco Principal
15h30min – Palestra: Cultura Indígena e a Atualidade – por Raquel Kubeo. Local: Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate
16h – Apresentação Cultural: Grupos Folclóricos de Estrela. Local: Palco Principal
16h – Oficina Culinária Gourmet com Erva-Mate. Local: Museu do Pão
16h – Oficina de Artesanatos Locais ARTEI. Local: Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate
17h – Apresentação Cultural: Fabrine Borille Escola de Danças e Ballet. Local: Palco Principal
18h – Grupo Levada. Local: Palco Principal
19h – Apresentação Cultural Local: Grupo Manancial – Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Ilópolis. Local: Palco Principal
19h30min – Banda Opus Dei. Local: Palco Principal
21h – Show Nacional: Augusto e Rafael. Local: Palco Principal

Domingo, 12 de novembro

08h30min – Recepção com arautos – Grupo UEBA
8h30min – 5ª Rústica do Mate. Largada: Pórtico da Turismate, Percurso, 5km, em torno do Lago Verde
9h30min – 4ª Caminhada do Mate. Largada: Pórtico da Turismate, Percurso, 5km, em torno do Lago Verde
9h30min – Oficina Culinária Gourmet com Erva-Mate. Local: Museu do Pão
09h30min – Palestra literária com Paulo Mendes “O regionalismo rio-grandense e a literatura gauchesca – caso da coluna Campereada”. Local: Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate
10h- Premiação da 4ª Rústica do Mate. Local: Palco Principal
10h – Apresentação Cultural Local: Vozes dos Moinhos. Local: Palco Principal
10h30min – Workshop: Indumentárias Gaúchas – CTG Querência do Mate. Local: Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate
10h30min – Apresentação Cultural: Grupo Afro Maria da Glória “Pérola Negra”. Local: Palco Principal
13h – Performance Artística Indígena: “Tocar a Terra” de Raquel Kubeo. Local: Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate
13h – Apresentação Cultural: Duo D’as. Local: Chimarródromo
14h – Apresentação Cultural: Orquestra Municipal de Serafina Corrêa
14h – Ato Festivo: Ilópolis, 60 Anos. Local: Palco Principal, com apresentação Cultural da EMEI Criança Feliz: Resgatando nossa história, Painel Vivo “Gente da Gente” e ato simbólico: “Sementes de vida”
16h – Apresentação Cultural Local: CTG Querência do Mate. Local: Palco Principal
17h – Show Paula Machado. Local: Palco Principal
18h30min – Banda Portal da Serra. Local: Palco Principal
20h- Cerimônia Oficial de Encerramento da 11ª Turismate – A Festa da Erva-Mate. Local: Palco Principal
20h30min– Show Nacional: Fellipe e Rodrigo. Local: Palco Principal

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!