Dália lança novos produtos
No segundo semestre a Dália Alimentos disponibilizará cortes de frango temperado resfriado
Recentemente a direção, gerentes e supervisores avaliaram diferentes opções para cortes de frango temperado resfriado para ampliar o portfólio de produtos da Cooperativa Dália Alimentos. Com os testes em fase final, os novos produtos da Dália têm previsão de lançamento para o mês de junho e no decorrer do segundo semestre deverá chegar aos supermercados.
“Atualmente, toda a nossa linha de frango é congelada, mas em breve estaremos lançando uma linha de cortes de frango temperado resfriado, com o objetivo de atendermos uma fatia do mercado gaúcho que é cativo a esse produto. No Rio Grande do Sul, temos uma marca forte e também uma capilaridade logística que nos permite entrar nesse mercado”, afirma o Vice-presidente Executivo e Gerente da Divisão Comercial de Carnes e Derivados.
Em se tratando da carne resfriada, Weingartner relata que há uma preferência nacional de consumo, tanto para bovino, como para suíno e frango. “No interior do estado é normal ir no açougue ou no supermercado e comprar carne resfriada, mas nos grandes centros urbanos é mais comum e acessível a carne congelada, sendo a mesma situação para as exportações”.
O Vice-Presidente executivo explica que, até o momento, toda a produção de frango é feita in-natura, ou seja, cortes sem tempero congelados, mas está previsto que a partir do mês de junho a Dália disponibilizará tulipa, peito e meio peito, sobrecoxa e coração resfriados temperados.
Novos mercados
Na pesquisa realizada pelo setor comercial obteve-se, como resultado, que metade dos clientes varejistas da Dália já trabalham com itens resfriados. “Em breve, teremos a oportunidade atendê-los em ambas as demandas, sejam cortes congelados e temperados resfriados”.
O produto temperado oportuniza a abertura de uma carteira significativa de clientes no estado. “Já os desafios estão relacionados aos fluxos logísticos de entrega. O produto resfriado possui um ciclo de vida de prateleira mais curto e isso exige velocidade e sincronia entre produção, área comercial e logística. É por isso que as vendas de resfriado fora do estado são praticamente impossíveis”.
Igor ainda enfatiza que a logística dos cortes resfriados contemplará somente o estado gaúcho. “Obviamente, tudo é uma questão de tempo e melhoria contínua dos processos até ocuparmos um espaço fiel no mercado. Mas a nossa expectativa é que a venda flua naturalmente. É bem provável que os clientes que acreditam na marca e já se relacionam com a empresa nos darão uma oportunidade”.
Processo produtivo
Já no setor produtivo, o Gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, salienta que há previsão de iniciar a produção com uma escala de 5.000kg/semana, mas com a capacidade de até 50.000kg/semana. “Já possuímos os equipamentos e estruturas de maior valor, mas ainda estamos finalizando o orçamento dos demais equipamentos e acessórios”.
Koefender frisa que a projeção é lançar o produto ainda na Suinofest, que ocorre em três finais de semana no mês de junho em Encantado. “Queremos realizar um lançamento oficial e após o evento, iniciaremos a produção regular”.