Governo confirma R$ 0,19 por km rodado no Bloco 2 e edital sai na primeira semana de novembro
Pórticos serão mantidos nas mesmas posições e duplicações devem começar a ser entregues a partir de 2030 no Vale do Taquari

O Governo do Estado confirmou nesta terça-feira (28), em Porto Alegre, que a tarifa de R$ 0,19 por quilômetro rodado em pista simples será mantida na concessão do Bloco 2, que inclui trechos das ERSs 128, 129, 130 e RSC-453, no Vale do Taquari, além das ERSs 135 e 324, no Norte do Estado.
O valor ficou acima das sugestões apresentadas pelo Tribunal de Contas do Estado (R$ 0,17) e pela Federasul (R$ 0,16). Segundo o governador Eduardo Leite, a decisão visa atrair maior interesse de empresas, inclusive internacionais, no processo de licitação.
Edital e cronograma
O edital final deve ser lançado na primeira semana de novembro. O cronograma prevê:
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Leilão em março de 2026
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Homologação em abril de 2026
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Assinatura do contrato em agosto de 2026
A concessão terá validade de 30 anos, com investimento estimado em R$ 4,6 bilhões nos primeiros 10 anos. O Estado vai aportar R$ 1,5 bilhão, por meio do Funrigs.
Pórticos e valores por trajeto
O projeto prevê 24 pórticos de cobrança eletrônica (free flow), sendo 8 no Vale do Taquari. No primeiro ano, ainda haverá pórticos físicos, mas a partir do segundo ano a cobrança será apenas digital. Não haverá isenção para moradores das regiões cortadas pelas rodovias.
Comparativo de valores entre a consulta pública e o edital final:
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Erechim–Lajeado: de R$ 59,62 para R$ 49,27
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Encantado–Lajeado: de R$ 7,83 para R$ 6,68
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Arroio do Meio–Lajeado: de R$ 2,17 para R$ 2,11
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Lajeado–Porto Alegre: de R$ 6,92 para R$ 5,73
A única alteração de localização foi na estrutura entre Mato Leitão e Venâncio Aires, com deslocamento de 600 metros.
Obras previstas para o Vale do Taquari
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2029: primeiras entregas no Norte do RS
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A partir de 2030: duplicação da ERS-130 entre Arroio do Meio e Lajeado (km 69,19 ao km 78,54)
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5º ano da concessão: duplicação da ERS-453 entre Cruzeiro do Sul e Lajeado (km 9,5 ao km 17 e km 37,97 ao km 54,3)
Após a conclusão das duplicações, haverá uma majoração de 30% na tarifa de pedágio.
No total, o Bloco 2 prevê:
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409 km de rodovias
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182 km de duplicações
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71,54 km de terceiras faixas
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745 km de acostamentos
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37 passarelas






