Jovens aprendizes atuam na digitalização de documentos em Roca Sales

O programa “Partiu Futuro Reconstrução”, lançado em 27 de agosto de 2024, tem como objetivo profissionalizar jovens de 14 a 22 anos, oferecendo formação profissional e enfrentando os desafios causados pelas enchentes. Em Roca Sales, dez jovens aprendizes trabalham na digitalização de documentos nos órgãos públicos, uma medida para evitar novas perdas de dados.
De acordo com o secretário de Educação, Gustavo Scarello Gonzatti, a iniciativa tem contribuído para modernizar a administração municipal. “Perdemos muitos documentos por conta das enchentes de 2024. Com a digitalização feita pelos aprendizes, estamos garantindo que isso não aconteça novamente. Além disso, a segurança digital, com armazenamento em nuvem, protege esses dados para o futuro”, explicou.
Os aprendizes estão sendo capacitados para utilizar ferramentas digitais e sistemas de computação em nuvem. “Trabalhar com tecnologia e organização de dados é uma oportunidade importante para quem está começando agora”, afirmou o secretário.
Entre os participantes estão Stefany Zanchetti Zonta (15), Maria Eduarda Zucoski de Souza (15) e Alessandra Maiara Nogueira (16), que iniciaram no programa em novembro de 2024. “Estamos aprendendo sobre organização e tecnologia. Isso vai nos ajudar no futuro”, disse Stefany, que, junto com as colegas, auxilia na digitalização de documentos da Secretaria da Educação.