Destaques

Reconstruída após enchente, ponte da ERS-130 é inaugurada

Governador Eduardo Leite participou da solenidade e destacou a força do povo gaúcho na reconstrução da infraestrutura regional

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (10) a nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. A estrutura substitui a ponte anterior, que foi completamente destruída pelas enchentes em 2 de maio de 2024.

A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, marcando um importante avanço na reconstrução do Vale do Taquari, uma das regiões mais atingidas pelas cheias históricas do ano passado.

Reconstrução rápida, mas com desafios

A resposta inicial do governo foi considerada ágil. O edital de reconstrução foi lançado em 20 de maio de 2024, menos de três semanas após o colapso da estrutura. A ordem de início das obras foi assinada em 5 de junho, com execução da empresa Engedal Construtora Ltda.

A nova ponte possui:

  • 172 metros de extensão

  • Cinco metros mais alta que a anterior

  • Projeto adaptado para suportar eventos climáticos extremos

Apesar do ritmo inicial, o cronograma enfrentou diversos atrasos. A entrega chegou a ser prometida para o Natal de 2024, mas as chuvas intensas e ajustes técnicos no projeto exigiram prorrogações.

Liberação definitiva ao tráfego

No último domingo (6), a ponte chegou a ser liberada provisoriamente para veículos leves, por conta do grande fluxo esperado na inauguração do Cristo Protetor de Encantado.

Após ajustes finais, nesta quinta-feira a estrutura foi liberada de forma definitiva para veículos leves e pesados, restabelecendo a ligação entre os dois municípios.

Discurso do governador

Durante o evento, o governador Eduardo Leite rebateu críticas sobre os prazos e afirmou que as dificuldades enfrentadas foram técnicas e climáticas, ressaltando o esforço coletivo.

“As águas podem ter levado a ponte, mas não há enxurrada que leve a força, a coragem, a ousadia do povo gaúcho”, declarou.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!