Obras do “Caminho da Fé e Devoção” começam em Relvado

Nesta semana, teve início a construção do “Caminho da Fé e Devoção”, um projeto turístico que promete fortalecer o turismo religioso em Relvado e integrar a cidade na rota turística da região, após a construção do Cristo Protetor. Com um percurso de aproximadamente 1000 metros, o projeto incluirá a construção de um pórtico de entrada, pavimentação, melhorias no mobiliário urbano, iluminação e paisagismo ao longo do caminho, além da instalação de 24 capitéis que irão representar as comunidades locais, com imagens dos santos das respectivas localidades.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Turismo e a Prefeitura Municipal de Relvado, com recursos provenientes do governo estadual e também investimentos próprios da administração municipal. Além disso, a comunidade será convidada a participar ativamente da construção do “Caminho da Fé e Devoção” por meio de doações. Qualquer cidadão, empresa ou entidade pode contribuir com a aquisição dos capitéis e totens, que contarão a história da religiosidade trazida pelos antepassados imigrantes italianos que se estabeleceram na região. As doações estão sendo coordenadas pela Associação Caminho da Fé.
Em entrevista, o prefeito em exercício, Adalberto Dalla Vechia, destacou a importância do projeto para o município: “A importância desse caminho é grande, pois reflete uma tradição que vem de anos. A nossa região é muito católica, e o ‘Caminho da Fé’ foi criado com o objetivo de representar a devoção e a fé do nosso povo. Cada capitel vai representar uma comunidade local, e esse caminho se tornará não apenas um símbolo de fé e esperança, mas também um importante atrativo para o turismo em nossa cidade.”
A obra também será um marco na integração de Relvado com o turismo religioso da região, ao lado do Memorial Dom Gentil Delazari e da Igreja Matriz. O prefeito ressaltou que o projeto faz parte de um plano de desenvolvimento do turismo local: “Queremos incluir nossa cidade na rota do turismo, assim como outros locais têm feito. Já investimos no Memorial Dom Gentil Delazari e na melhoria da infraestrutura ao redor da igreja, com calçamento e parcerias com a Paróquia. Agora, com o Caminho da Fé e Devoção, estamos apostando no turismo como um motor para a economia local”, afirmou Dalla Vechia.
A previsão de conclusão da obra é de cerca de 4 meses. O “Caminho da Fé e Devoção” se insere em um movimento mais amplo de valorização do turismo religioso, que já está em expansão na região, principalmente com o sucesso do Cristo Protetor, que atrai visitantes de diversas partes do estado e do país.
Além de fortalecer a fé da população local, o projeto promete ser uma grande oportunidade de desenvolvimento econômico para Relvado, através da movimentação de turistas e de novos negócios gerados pela visitação à região. “É uma oportunidade que não podemos deixar passar”, finalizou o prefeito.