No Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorreu entre a terça-feira (03) e quarta-feira (04) o Seminário “A Ciência no Enfrentamento do Desastre de 2024 no RS”. O evento, realizado durante dois dias, reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de reconstrução, prevenção, adaptação e preparação frente a eventos climáticos extremos.
O prefeito Jonas Calvi atuou como painelista no debate sobre Governança e Políticas Públicas, representando a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O objetivo foi estreitar o diálogo entre as recomendações científicas e a gestão pública, visando fortalecer a capacidade de governos e comunidades em lidar com desastres climáticos. Em sua participação no seminário, o prefeito Jonas Calvi afirmou: “Participar do painel foi uma oportunidade crucial para discutirmos, junto com especialista e gestores, estratégias eficazes para a governança e as políticas públicas que precisamos implementar. Temos a missão de reforçar o preparo dos municípios para enfrentar e mitigar os impactos de eventos climáticos extremos, garantindo segurança e resiliência às comunidades”, destaca.
O seminário destacou a importância de uma abordagem interdisciplinar e interinstitucional para abordar as causas, características e impactos das catástrofes. Participaram do evento importantes pesquisadores do Rio Grande do Sul, além de líderes comunitários e gestores públicos, buscando soluções para os desafios provocados por eventos naturais cada vez mais frequentes e intensos.