Viaduto vai se chamar Ampère Maximino Giordani
O deputado Sérgio Turra (Progressistas) protocolou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que denomina o viaduto da ERS-129, em Encantado, de ‘Viaduto Ampère Maximino Giordani. Segundo o parlamentar, a ideia é prestar homenagem ao proprietário da mais antiga empresa familiar do município e que teve papel fundamental na história Encantado. Giordani faleceu em 15 de maio de 2022.
A ideia partiu do vereador de Encantado Diego Augusto Pretto prontamente apoiada pelos colegas progressistas e encaminhada ao deputado com a intermediação do ex-prefeito Paulo Costi.
Justa homenagem
“A denominação do viaduto será uma das formas de homenagear este cidadão que tanto lutou pela comunidade Encantadense e que se engajou na batalha para a sua construção, evitando, assim, que a cidade fosse dividida pela ERS-129”, justificou Turra.
O projeto será publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (10). Ampère foi um homem atuante na comunidade e voltado ao voluntariado. Tornou-se vereador na legislatura de 1964/1968 e vice-prefeito no mandato de 1974/1977.
Profundo conhecedor e defensor do meio ambiente, em 1997 tentou implantar a coleta seletiva de lixo. Em 2021, foi palestrante do Seminário Nacional da União dos Vereadores do Brasil (UVB) em Encantado.
Giordani ocupava a 16ª cadeira da Academia Literária do Vale do Taquari (ALIVAT), era integrante da Associação Ítalo-Brasileira (ASSIBRE) de Encantado e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
O projeto seguirá em tramitação na Assembleia Legislativa e, depois, será apreciado em plenário.