A Administração Municipal, através da Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Muçum, criou a Banda Marcial do CRAS. A iniciativa, que teve os ensaios iniciados em junho deste ano, tem a coordenação e regência do professor de música, Clóvis Frozza. Os instrumentos para execução do projeto foram adquiridos pela Prefeitura, em parceria com o Sicredi Região dos Vales.
Frozza explica que o objetivo é valorizar os talentos musicais do município, desenvolvendo um trabalho mais sólido. O grupo tem ainda a missão de divulgar o nome do município nos mais diversos eventos que participar na cidade e região. “Com isso, ganha o município e ganham os integrantes da banda com grande experiência de palco, que os fará evoluir muito no processo de exposição ao público”, destaca.
O grupo é formado por 20 integrantes, com faixa etária entre 10 e 15 anos. Os ensaios da banda ocorrem sempre na sede do CRAS, nas segundas-feiras. A banda é dividida em grupos, e cada grupo ensaia em horários diferentes. Em momentos específicos todos os grupos fazem um ensaio geral para a prática em conjunto.
A previsão é que a estreia para o público aconteça durante a Semana Farroupilha. A participação deve acontecer ainda durante o projeto turístico Trem dos Vales e em outras atividades planejadas.