Governo federal testa novo sistema de alerta de emergências climáticas para celulares
O governo federal vai lançar um sistema de alertas de emergência para chuvas e deslizamentos, anunciou o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun. Em parceria com o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e companhias telefônicas, a ferramenta, chamada “cell broadcast”, enviará alertas a todos os celulares de uma região, desde que tenham sinal da operadora.
O sistema será testado em um projeto-piloto em pelo menos dez cidades neste semestre. A implementação completa depende da adaptação dos agentes da Defesa Civil municipal e estadual, que vão operar o disparo das mensagens, e da preparação da comunidade para lidar com os alertas.
As informações para o sistema virão da Defesa Civil municipal, estadual e federal, além de agências como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Municípios com capacidade de previsão, como o Rio de Janeiro, poderão fornecer dados adicionais.
O novo sistema “cell broadcast” é um esforço para melhorar os alertas à população e salvar vidas, alcançando pessoas que o atual sistema de SMS da Defesa Civil não atinge. Hoje, é necessário enviar o CEP para o número “4099” para receber alertas via SMS, mas estrangeiros e pessoas com notificações desabilitadas não são alcançados. O “cell broadcast” resolverá esse problema, enviando mensagens a todos os celulares com sinal na região.