DestaquesGeral

Idoso paga cirurgia de próstata com duas galinhas

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

No início de julho, o cirurgião Álvaro Ramallo Zamora, que trabalha em Tarija, na Bolívia, recebeu duas galinhas como agradecimento por uma cirurgia urgente que realizou na próstata de um idoso. O procedimento era gratuito, mas em gratidão ao profissional de saúde, ele levou os animais até o consultório.

“Lembro que lágrimas começaram a cair dos meus olhos“, disse o urologista, que atende pacientes em Tarija, cidade boliviana próxima da fronteira com a Argentina. “Fiquei muito emocionado. Realmente chorei ao ver essa nobreza. Faz anos que não vejo algo assim… Me transportou ao passado e me fez lembrar de meu pai”, disse Álvaro à CNN en Español.


Seu pai, que era urologista na década de 1960, morreu há 11 anos. “Fiquei muito honrado e feliz: ontem à noite este vovô disse que não tinha dinheiro para fazer uma cirurgia de próstata, ao que respondi que não importava, iríamos operá-lo através da Fundação Dr. José Ramallo Guillen. Ele me ofereceu 2 galinhas como um presente para me retribuir pelo operatório. Fiquei muito emocionado e do céu, querido papai, sei que você fica feliz em saber que tenho seguido seus passos no bem-estar deste lindo povo humilde e simples de Chapaca (trabalhadores rurais da Bolívia)”, escreveu o médico em um post no Facebook.

Dr. Álvaro e o paciente Pedro Quintana com as galinhas Clotilde e Ramón

Pedro Quintana, o paciente, diz não ter filhos. Ele mora na zona rural de Tajira, a cerca de 30 km do consultório do Dr. Álvaro.

Quando disse que o senhor precisava fazer uma cirurgia, “ele ficou um pouco triste, logicamente por causa da cirurgia, que tem um custo”, disse. “Eu disse a ele que íamos fazer de graça por meio da fundação. Aí ele mudou de semblante, saiu do meu escritório e voltou na hora com duas aves: um galo e uma galinha.” Os animais já têm nomes – Clotilde e Ramón – e vão ficar com o Álvaro.

Pedro disse que fez isso porque gostava do médico e queria retribuir tudo que ele havia feito. Em resposta, o urologista aceitou alegremente as galinhas porque compreende a gratidão e a humildade das pessoas do campo.

Seu Pedro está em recuperação e provavelmente terá alta até o final de agosto, quando retornará para casa, na companhia de sua esposa e dezenas de outras galinhas de sua propriedade.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!