DestaquesGeral

Mãe é presa no RS suspeita de torturar filho de 15 anos com queimaduras nas mãos

Menino relatou ter sido forçado a colocar as mãos em fogão quente; suspeita está presa preventivamente por tortura

Um adolescente de 15 anos está internado com queimaduras de terceiro grau e risco de amputação das mãos após denunciar que foi queimado pela própria mãe em um fogão. O caso ocorreu em Balneário Pinhal, no Litoral Norte do RS, e levou à prisão preventiva da mulher, investigada por tortura e omissão de socorro.

Segundo o Conselho Tutelar, o jovem teria passado 10 dias sem ir à escola. Ao retornar, com as mãos enfaixadas, contou que havia sido queimado pela mãe como forma de castigo, por suspeita de furto contra um vizinho.

Relato da vítima

Conselheiras tutelares informaram que o adolescente, inicialmente, tentou ocultar a autoria. Depois, em novo depoimento, revelou que a mãe teria aquecido duas bocas do fogão, desligado os bicos e pressionado suas mãos contra a chapa ainda incandescente.

No hospital, os médicos constataram queimaduras de terceiro grau, infecção avançada e odor de necrose. De acordo com os profissionais, há risco de o adolescente perder os dois membros.

“Quando o médico disse que ele poderia perder as duas mãozinhas, foi o que mais nos chocou. Uma mãe que deveria proteger o filho, fazendo uma crueldade dessas”, relatou a conselheira Karina de Vargas Barbosa.

Prisão e investigação

A mãe do adolescente foi presa no bairro Magistério durante a Operação Elo de Proteção, da Polícia Civil, que combate crimes contra pessoas em situação de vulnerabilidade. Ela permanece no sistema prisional e deve responder pelos crimes de tortura e omissão de socorro.

O adolescente segue internado e recebe tratamento para conter a infecção e preservar a sensibilidade das mãos.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo