FORÇA DO VALE 40 ANOS
GeralMundo

Movimento antimonarquista planeja protesto durante coroação do rei Charles III no Reino Unido

O movimento antimonarquista do Reino Unido planeja realizar seu maior protesto já realizado durante a coroação do rei Charles III, que está marcada para a próxima semana. Os Apoiadores da República, um grupo que faz campanha para um chefe de Estado eleito, planejam se reunir ao longo da rota da procissão, junto a uma estátua de Charles I, que foi decapitado em 1649, levando a uma República de curta duração. Eles acreditam que a ascensão de Charles ao trono apresenta sua melhor chance de acabar com a monarquia, que remonta a mais de mil anos.

O líder dos Apoiadores da República, Graham Smith, vê a coroação como a oportunidade perfeita para expor o que ele considera uma instituição anacrônica sem lugar em uma democracia do Século 21, especialmente em um momento em que as pessoas estão enfrentando a pior crise de custo de vida em décadas. Mais de mil pessoas vestidas com camisas amarelas devem se juntar ao protesto em 6 de maio, onde exibirão cartazes e farão discursos.

Pesquisas mostram que Charles é menos popular do que sua mãe, a rainha Elizabeth, cuja morte no ano passado marcou o fim de uma era no Reino Unido. Em 2012, 73% do público dizia que a monarquia era boa para o Reino Unido, mas esse número caiu para 53%. Smith acredita que a monarquia está com muitos problemas, pois perdeu sua estrela e o apoio está claramente diminuindo.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!