Pensando na promoção de ações voltadas ao empreendedorismo no município, além de auxiliar com a elucidação de dúvidas e direcionamentos sobre a abertura e manutenção do próprio negócio, a Administração Municipal de Muçum, através da pasta de Administração, Fazenda e Planejamento, promoveu durante a semana a Semana do Empreendedor.
O evento iniciou na segunda-feira, dia 24, com um bate-papo com os empresários Jeanine Sangalli, Fátima Lucca e Jorge Dalmolin, que contaram um pouco de suas histórias, na busca por inspirar o empreendedorismo nos estudantes do ensino médio da Escola Estadual Souza Doca. O encontro aconteceu no auditório da escola.
Na terça-feira, dia 25, na Câmara de Vereadores de Muçum, foram recebidos os alunos do 4º e 5º das escolas municipais Castelo Branco, Jardim Cidade Alta e Escola Estadual Souza Doca, para um painel de profissões. Os alunos puderam ouvir a professora, Fabiana Bagnara; a arquiteta, Érica Baronio dos Santos; a médica, Dra. Caroline Chiarelli; a psicóloga Angelice Graff; a nutricionista, Letícia Damassini; o empreendedor rural, Jonas Marcolin; e o prefeito, Mateus Trojan. Durante o encontro, as crianças ouviram sobre cada profissão e tiraram diversas dúvidas sobre cada profissão.
Ontem, dia 26, novamente na Câmara de Vereadores, foi recebido comerciantes, empreendedores e interessados pelo tema empreendedorismo. O evento iniciou com a agente de relacionamentos do Sebrae, Gisele Simão. Após a turismóloga, Cris Viel, falou sobre turismo, explanando pontos turísticos e a evolução do setor em Muçum e no Vale do Taquari. O encerramento foi com a apresentação do Grupo de Mulheres Empreendedoras de Muçum.
A coordenadora de desenvolvimento, Graicy Stefenon, conta que o evento visa estimular o empreendedorismo, criando possibilidades de negócios no município. Segundo ela, o propósito é alicerçado em três palavras: capacitar, inspirar e conectar. “A semana do empreendedorismo superou as expectativas. Na segunda-feira, foi muito produtivo o bate-papo com os jovens sobre os desafios de empreender. Na terça-feira, tivemos um show de perguntas aos profissionais palestrantes, mostrando interesse nas profissões apresentadas. Para fechar a Semana, tivemos a participação dos empresários do município em um evento que foi pensado exclusivamente para eles, recheado de conhecimento e novas possibilidades”, comentou.
Para ela, a semana de intenso trabalho refletirá positivamente. Ela agradece a participação da comunidade, e coloca-se à disposição dos interessados em empreender e dos empresários já atuantes, que buscam investir no seu negócio. “Acreditamos que o município está prosperando e pode prosperar ainda mais, com o fomento do empreendedorismo”, projeta.