FORÇA DO VALE 40 ANOS: Onde os fatos têm força

Política

Lula critica avanço de políticas neoliberais e defende fortalecimento do Mercosul

Na segunda-feira (8), durante a 64ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul em Assunção, Paraguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o avanço das políticas neoliberais nos países do bloco, destacando que essas medidas agravaram a desigualdade social entre eles. Lula também defendeu um fortalecimento das relações internas para que o Mercosul possa exercer uma influência significativa na geopolítica global.

Ele enfatizou o papel do Estado como promotor do desenvolvimento e da pragmática nas relações entre os membros do bloco e com o resto do mundo, sem extremismos. Lula lembrou que a diversidade de opiniões é bem-vinda para fortalecer as democracias e orientar melhores escolhas, ressaltando que a estabilidade política da região continuará ameaçada enquanto persistir uma das mais desiguais do mundo.

Além disso, o presidente criticou “falsos democratas” que buscam minar as instituições em prol de interesses reacionários, alertando que democracia e desenvolvimento caminham juntos, e que o livre mercado não é uma solução universal.

Fonte
Gazeta do Povo
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!