ComportamentoDestaquesSaúdeServiços Públicos

Encantado: CAPS realiza atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

A campanha Setembro Amarelo teve início em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Siga o FV no Instagram

O começo do mês marca o início do Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A escolha do mês é decorrente do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, comemorado no dia 10.

Setembro Amarelo é uma campanha mundial da qual o Brasil faz parte desde 2014.
Setembro Amarelo é uma campanha mundial da qual o Brasil faz parte desde 2014.

Suicídio

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, uma a cada 40 segundos.

No Brasil são registrados anualmente 12 mil suicídios. Os atendimentos de urgência cresceram durante a pandemia.

Encantado

Assim como em anos anteriores, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Encantado adere mais uma vez a campanha nacional e mundial do Setembro Amarelo, que foca em ações de valorização da vida e de prevenção contra o suicídio durante os meses de setembro.

Ações realizadas pelo Caps

As ações alusivas tiveram início com as visitas domiciliares aos usuários do Caps que participam das oficinas terapêuticas, grupos, pacientes intensivos e em geral.

Uma dupla de profissionais está fazendo a entrega de folders com orientações, materiais das oficinas para eles fazerem em casa as atividades de artesanato e também vendo como estão os pacientes, seguindo todos os protocolos de segurança em função da pandemia.

Na sede do Caps, junto ao Parque João Batista Marchese, cartazes foram colocados de forma a provocar a reflexão sobre o assunto.

Caps de Encantado atende junto ao Parque João Batista Marchese.
Caps de Encantado atende junto ao Parque João Batista Marchese.

Outra ação ocorre na manhã da próxima sexta-feira, dia 11 de setembro, quando profissionais do Caps estarão no centro da cidade, na esquina da Rua Júlio de Castilhos com a Padre Anchieta, orientando a comunidade sobre o assunto e como procurar ajuda.

Falar é a melhor solução

Os profissionais de saúde salientam que falar é a melhor solução.

Quem precisar pode procurar ajuda com o Caps, que presta serviço especializado de atendimento psicossocial à população, principalmente neste momento de pandemia.

Os atendimentos no Caps continuam sendo realizados, respeitando também todas as orientações e cuidados de prevenção ao novo coronavírus.

O telefone de contato do Caps é o 3751-0128.

CVV

O Centro de Valorização da Vida é responsável por oferecer apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo gratuitamente e sob sigilo por telefone (188), chat e email.

Publicidade

Fonte
Ministério da Saúde
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!