DestaquesSaúdeServiços Públicos

Saúde inicia aplicação de BTI para controlar proliferação de borrachudos

Município iniciou trabalho para aplicação de bactérias utilizadas como agentes de controle da proliferação de mosquitos em arroios.

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

A Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social de Encantado está realizando aplicação do BTI no controle da proliferação de mosquitos em arroios de todo o município.

Conforme os técnicos do município o agente biológico desenvolvido para larvas não agride o meio ambiente e é utilizado para eliminar os mosquitos borrachudos.

Traduzido do inglês BTI (Bacillus thuringiensis serotype israelensis) é um grupo de bactérias usadas como agentes de controle biológico para estágios de larvas de certos dípteros. A BTI produz toxinas que são eficazes para matar várias espécies de mosquitos, mosquitos-fungos e moscas-pretas, embora quase não tenham efeito em outros organismos.

Cabe ressaltar que os principais motivos que levam à infestação do mosquito borrachudo são o desmatamento das matas ao longo dos arroios, a contaminação dos córregos por dejetos de animais e a falta de população de peixes. Essas situações contribuem para a proliferação de larvas de borrachudo, pois diminuem os predadores naturais do inseto e aumentam o material orgânico disponível para a alimentação das larvas. Desta forma, medidas de proteção ambiental são as mais importantes para prevenir o problema, uma vez que o BTI é apenas uma solução paliativa e emergencial para os períodos de crise – destacou a Engenheira Ambiental Marina Agostini.

Há cerca de 20 dias o trabalho começou a ser realizado e terá continuidade com a aplicação do BTI periodicamente durante este período mais quente do ano.

Supermercado Dália
Publicidade

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!