A cascata Perau do Facão, em Arvorezinha, a cerca de 200 km de Porto Alegre, foi eleita a mais bela cachoeira do Rio Grande do Sul com 69,42% dos votos.
Ao longo de janeiro, 10 quedas d’água foram avaliadas por quatro jurados ligados ao turismo gaúcho, recebendo quase 200 mil votos. A cascata está na rota da erva-mate, sendo um ponto turístico importante no Vale do Taquari.
A cascata é composta por duas quedas, cada uma com seu poço para banho, totalizando 80 metros de altura. O acesso público de cerca de 900 metros de trilha é parte do percurso da erva-mate. Há orientações de segurança, e a trilha, embora curta, pode levar até 2 horas para ser percorrida a pé. Repelente e filtro solar são essenciais.
A trilha possui 250 metros com piso especial para cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade. O nome “Perau do Facão” foi dado pelos antigos moradores devido à formação geológica que lembra uma lâmina afiada.
A votação, que recebeu 192.392 votos, aconteceu de 1º de janeiro a 30 de janeiro. Dez quedas d’água foram selecionadas por quatro jurados, escolhidas entre 24 cascatas com acesso público registradas por Fabiano Furtado, um designer gráfico que documentou imagens de 1.000 desses locais no estado.