Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, conquista um lugar na lista dos melhores hospitais do mundo, subindo da 91ª para a 79ª posição entre os melhores hospitais do Brasil.
O ranking anual é elaborado pela revista norte-americana Newsweek, uma das maiores dos Estados Unidos. Os pesquisadores ressaltam que as instituições listadas proporcionam atendimento de alta qualidade aos pacientes.
Samanta Vanzin, coordenadora do Setor de Qualidade do HBB, explica que os critérios incluem pesquisas online com médicos e pacientes, indicadores de qualidade e acompanhamento pós-alta.
Desde sua inclusão na lista, o HBB tem melhorado constantemente, enfrentando critérios de pesquisa cada vez mais rigorosos. Em 2023, teria alcançado a 33ª posição do país, embora tenha ficado em 91º. Em 2024, subiu para a 9ª posição no Rio Grande do Sul.
Cristiano Dickel, Diretor Executivo, destaca que o foco é oferecer o melhor atendimento, independentemente de rankings. No entanto, integrar a lista é um estímulo para continuar melhorando.
O presidente do HBB, João Batista Gravina, enfatiza a dedicação da equipe e a importância da comunidade para o hospital.
A pesquisa da Newsweek avaliou 2,4 mil hospitais em 30 países, incluindo pela primeira vez o Chile e a Malásia. A pontuação é baseada em pesquisas online com especialistas médicos e pacientes, além de métricas de higiene e proporção paciente/médico.