DestaquesMundoPolítica

Tesouro dos EUA confirma rascunho de moeda de US$ 1 com rosto de Trump

Projeto faz parte das comemorações dos 250 anos da independência; juristas apontam possíveis irregularidades legais no design da peça

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos confirmou a autenticidade de um rascunho de moeda comemorativa de US$ 1 com a imagem de Donald Trump. A peça está prevista para 2026 e gerou controvérsia sobre a legalidade do retrato do ex-presidente no design.

Plano faz parte do semiquincentenário

O esboço foi divulgado nesta sexta-feira (3) como parte das celebrações dos 250 anos da independência dos Estados Unidos. Um dos lados da moeda traz o perfil de Trump com a inscrição “liberty” (liberdade) e os anos “1776–2026”. No verso, aparece o ex-presidente com o punho cerrado e a frase “fight, fight, fight” (lute, lute, lute), em referência ao discurso após o atentado de 2024.

A imagem foi confirmada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, por meio das redes sociais. Ele afirmou que novos detalhes devem ser divulgados quando o atual shutdown do governo for encerrado.

Legalidade do retrato é questionada

Embora o Congresso tenha aprovado em 2020 a cunhagem de moedas comemorativas para o semiquincentenário, a legislação americana proíbe o uso de retratos de busto ou ombro de pessoas vivas ou mortas nesse tipo de homenagem, além de impedir figuras vivas no verso das peças.

Juristas, no entanto, destacam brechas: o retrato de Trump usado no rascunho seria mais abrangente, e outras normas legais antigas, como a de 1866, não se aplicariam a moedas. Também não haveria impedimento explícito para homenagens fora da série dedicada a ex-presidentes.

Sem definição oficial

Segundo porta-voz do Tesouro, o design final ainda será decidido. A pasta afirmou que o rascunho “reflete o espírito duradouro do país e da democracia, mesmo diante de grandes obstáculos”.

Na comemoração dos 200 anos da independência, em 1976, o Tesouro realizou um concurso público. O dólar daquele ano trazia o Sino da Liberdade e a lua em um lado, e no outro, o rosto do ex-presidente Eisenhower, já falecido à época.

Questionada sobre a reação de Trump ao projeto, a Casa Branca disse não saber se ele já viu a moeda, mas afirmou “ter certeza de que ele vai gostar”.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo