FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesSaúde

Hospital Moinhos de Vento busca pacientes voluntários para pesquisas com mais de 100 novos tratamentos

Centro de Pesquisa Clínica soma 102 estudos em andamento que avaliam novas terapias e abordagens para diversas doenças

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Moinhos de Vento está em busca de novos voluntários. O espaço, que funciona há 19 meses, conduz atualmente 102 estudos com novas terapias e abordagens para o tratamento de diferentes doenças. As pesquisas são patrocinadas por parceiros ou por iniciativa do investigador — que é quando o próprio pesquisador desenha o protocolo e busca financiamento para executá-lo. É por meio de rigorosos estudos clínicos realizados com seres humanos que se avalia a eficácia e a segurança de novas terapias, vacinas e medicamentos.

“A pesquisa clínica é a chave para o avanço da medicina. Todos os novos tratamentos disponíveis vieram de estudos clínicos”, atesta o médico oncologista e Head de Pesquisa Clínica, Pedro Isaacsson Velho. Ele coordena o espaço, que conta com uma estrutura completa para atender pacientes em protocolos de pesquisa, com profissionais capacitados, laboratórios de análises clínicas, salas de exames e consultórios. “É uma oportunidade única de o paciente receber terapias promissoras, alinhadas com a medicina de precisão, com protocolos de pesquisa de acordo com os padrões regulatórios e de segurança. Além disso, para muitos é a esperança de tratamento de doenças raras e sem custos”, afirma o oncologista.

Para a chefe do Serviço de Mastologia, Maira Caleffi, os estudos podem representar a vida para quem luta contra um tumor. “Graças aos avanços da pesquisa clínica, a cura do câncer de mama já é uma realidade para a maioria das pacientes que têm acesso à medicina personalizada, testagem genética e oncogenética”, observa.

Atualmente, são desenvolvidos diversos estudos nas áreas de Oncologia, Gastroenterologia, Reumatologia, Dermatologia, Pneumologia e Cardiologia, que contam com a participação de cerca de 70 pacientes por mês. Além disso, o hospital integra diversas pesquisas sobre a COVID-19. “Temos importantes estudos em parceria com instituições relevantes como a Johns Hopkins Medicine International e o Hospital Sírio Libanês”, ressalta Pedro.

Esperança contra o câncer

Instituto de Pesquisa Moinhos. Foto: Divulgação

Grande parte dos trabalhos está voltado para a área da Oncologia. Um deles avalia biomarcadores de resposta à terapia com testosterona em pacientes com câncer de próstata resistente à castração, com recrutamento de voluntários em Porto Alegre e também no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em outra pesquisa coordenada pelo Moinhos, os especialistas estão analisando o uso de testosterona em altas doses, associada a um agente anti androgênico chamado darolutamida. A coleta de dados acontece em mais oito centros de pesquisa do país, incluindo os hospitais Israelita Albert Einstein e Beneficência Portuguesa, ambos de São Paulo. Na mesma linha, em parceria com a Johns Hopkins Medicine International, outro estudo recruta pacientes em Porto Alegre e nos Estados Unidos para avaliação de terapia com testosterona associada a uma medicação já aprovada para câncer de próstata, o Radium-223.

Instituto de Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento

O Instituto de Pesquisa, ao qual o Centro de Pesquisa Clínica é vinculado, teve novas instalações inauguradas em janeiro. As estruturas, alinhadas aos melhores centros de pesquisa clínica do mundo, contemplam novas áreas físicas. Conta com consultórios, sala de infusão e farmácia próprias de medicamentos de pesquisa, áreas de apoio e amplo espaço para profissionais conduzirem seus trabalhos. Atualmente, há 30 pesquisadores com estudos em andamento. “A pesquisa é a área de foco total do Hospital Moinhos de Vento a partir de 2021 com a criação do Instituto de Pesquisa. Novos investimentos virão”, diz Pedro Isaacsson Velho.

Informações sobre pesquisas clínicas em andamento podem ser obtidas neste link. O Centro de Pesquisas Clínicas fica na rua Ramiro Barcelos, 910, e funciona das 8h às 18h. Informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail pesquisa.clinica@hmv.org.br ou pelo telefone (51) 3314-2965.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!