Coluna da Mari

#ColunadaMari | Antes de reclamar de algo é preciso ter certeza de que o que você exige é mesmo um direito seu

Siga o FV no Instagram

Ouvidoria ou Facebook?

Confesso que reclamações na redes sociais é uma coisa que me incomoda muito, em gírias mais modernas eu diria que “desalinha meus chacras” na hora em que eu leio e infelizmente sempre que vejo esse tipo de coisa estraga meu dia.
Desde que direitos e deveres foram criados e passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade existe lugares específicos para se reivindicar e exigir o cumprimento dos mesmos e podem ter certeza de que não se trata de redes sociais.
Em primeiro lugar, antes de reclamar de alguma coisa é preciso ter certeza de que o que você exige é mesmo um direito seu. Em segundo lugar, é importantíssimo saber antes de cobrar de quem é verdadeiramente a responsabilidade pela má prestação do serviço antes de sair culpando e denegrindo as pessoas erradas. E em terceiro lugar, sempre lembrar de que as reclamações para serem atendidas, principalmente em órgãos públicos são necessários alguns procedimentos formais, incluindo protocolo da reivindicação. Resumindo, nenhuma empresa ou órgão público tem a obrigação de acessar redes sociais e procurar publicações de pessoas que se sintam lesadas. Então se você quer resolver o seu problema e não apenas chamar a atenção, sempre que se sentir lesado, por favor procure e Procon ou os Órgãos responsáveis e ajude a preservar a saúde mental das pessoas.

Semana da Câmara

Iniciou na quarta-feira a 26ª Semana da Câmara de Vereadores de Encantado com uma vasta programação, que foge um pouco do intuito da semana. Quando foi criada além de enaltecer o trabalho do Poder Legislativo a mesma realizava Sessões Solenes de homenagem com o intuito de entregar títulos honoríficos e de uma forma agradecer aos encantadenses que se destacaram em algum seguimento ou até mesmo homenagear empresas e entidades que completam datas significativas naquele ano.
De uns anos para cá tenho observado que a semana tem virado uma espécie de palanque político e tem sido usada para homenagear o maior número de pessoas possíveis por parte dos presidentes, sem levar em conta o histórico ou o propósito da homenagem, que segundo a Lei deve ser especificada para justificar os gastos pertinentes.
Em nenhum momento quero desmerecer a programação e muito menos as entidades e pessoas que serão homenageadas ou que fazem parte da Semana da Câmara deste ano, mas lendo os “cards” da Programação apenas a Noite do Tradicionalismo seria um evento que se encaixa no propósito da solenidade, mas também vale lembrar que as mesmas já receberam diversas homenagens ao longo dessa Legislatura. E todo o resto da programação poderia ser realizado em algum outro momento.
Analisando as prioridades de alguns Presidentes, sendo que últimos anos até Moção de Pesar virou um certo tipo de homenagem, ser lembrando por um ente público é algo faz com que a maioria das pessoas se sintam importantes e gratas a quem de uma forma ou outra foi o propositor da honraria. Espero, sinceramente, que a ideia de que a semana da Câmara virou um palanque político, seja apenas uma impressão minha, porque se a intenção de homenagear grandes grupos é uma forma de garantir apoios políticos seria algo simplesmente lamentável.

Reflexão da Semana

Tem me chamado bastante atenção a melhora no atendimento da saúde em Encantado, ou melhor “só que não” #SQN (expressão muito usada pelos internautas de plantão para expressão ironia no final de alguma frase). O atendimento na área da saúde continua o mesmo, com o mesmo número de profissionais e continua sendo referência para a região, o que acredito que tenha mudado um pouco foi o foco das reclamações de alguns “alecrins dourados” que tem por costume reclamar de tudo. Afinal o foco agora é se queixar, mesmo recebendo auxílios que “perdeu tudo e não ganhou nada”, a passagem do ciclone parece ter curado algumas doenças e diminuído as filas do SUS Vale a fora.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!