Economia

Transferências PIX serão cobradas a partir de hoje (6)? Veja comunicado oficial do Banco Central

Siga o FV no Instagram

O Pix consolidou-se como um dos métodos de pagamento mais populares no Brasil, conquistando a preferência dos brasileiros devido à sua rapidez, praticidade e, sobretudo, gratuidade. Contudo, em 2023, surgiram dúvidas quanto à possibilidade de o Banco Central passar a cobrar por transferências Pix.

Segundo dados da Febraban, o Pix superou outros métodos de pagamento em popularidade no Brasil em 2022. Sua adoção em massa deve-se à praticidade oferecida, possibilitando transferências instantâneas a qualquer hora e dia. Além disso, a gratuidade do serviço para pessoas físicas tem sido um atrativo significativo para os usuários.

Quanto às tarifas do Pix em 2024, embora geralmente seja gratuito para pessoas físicas, existem situações específicas em que tarifas podem ser aplicadas. De acordo com as normas do Banco Central, pessoas físicas podem ser tarifadas nas seguintes situações:

  1. Recebimento de recursos com finalidade de compra.
  2. Envio de recursos, com finalidades de saque ou troco, a partir da 9ª transação por mês.

É fundamental ressaltar que cada instituição financeira pode ter sua própria política de tarifação, sendo necessário verificar as condições específicas do seu banco.

Apesar das especulações sobre a possibilidade de cobranças pelo uso do Pix, o Banco Central reafirmou diversas vezes que o serviço permanecerá gratuito para pessoas físicas, exceto nas situações mencionadas anteriormente. Portanto, não há motivo para preocupações quanto a tarifas adicionais pelo uso do Pix.

O Pix oferece diversas vantagens que o tornam uma opção atrativa para os brasileiros, como:

  1. Rapidez: Transferências instantâneas em questão de segundos.
  2. Disponibilidade: Funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  3. Gratuidade: Na maioria dos casos, sem cobrança de tarifas para transações entre pessoas físicas.
  4. Diversidade: Além de transferências, o Pix permite pagar contas, fazer compras, recarregar o celular e receber salários.

Essas características fazem do Pix uma opção conveniente e econômica, simplificando o processo de transferência de dinheiro e eliminando a necessidade de métodos tradicionais mais demorados, como TED e DOC.

Assim, apesar das especulações, a gratuidade do Pix para pessoas físicas continua garantida, tornando-o uma escolha vantajosa pelos benefícios de rapidez, disponibilidade e diversidade de uso.

Fonte
Terra Brasil
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!