ACI-E entrega 60 antenas de internet doadas pela Starlink à região
A Associação Comercial Industrial de Encantado (ACI-E), filiada à Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), entregou, recentemente, 60 antenas de internet doadas pela Starlink.
De forma gratuita, a empresa de Elon Musk vai oportunizar a conexão via satélite para afetados de nove municípios cujas entidades foram representadas e cadastradas pela ACI-E na Federasul. São eles, Encantado, Boqueirão do Leão, Capitão, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Nova Bréscia, Putinga, Relvado e Travesseiro. Cada município será responsável pela colocação dos equipamentos em locais de grande circulação da comunidade, como hospitais, escolas, prefeituras, Brigada Militar, delegacias e postos de saúde. A iniciativa foi intermediada pelos deputados federais Marcel Van Hattem, tenente-coronel Zucco e Gustavo Gayer.
O vice-presidente de Integração da Federasul, Rafael Goelzer, destacou a importância da mobilização. “Hoje nós temos já em operação 130 Starlinks em diferentes regiões do estado, regiões impactadas pelas cheias, exatamente para dar conectividade e dar capacidade de velocidade de informação que as regiões precisam”, disse.
A assessora parlamentar do deputado Gayer, Dulce Costa Mendes, explicou que foram três meses de negociação com a equipe de Elon Musk. “O hardware (a antena física) é uma doação. O software, que é a mensalidade que se paga, eles não deram uma data definida. Mas em algum momento no futuro, quem quiser pagar a mensalidade, tiver condições de pagar, vai pagar. Quem não puder vai passar o hardware para outra instituição que possa pagar”, explicou.
Para a diretora da EMEI Criança Esperança, de Travesseiro, Ivana Schneider Kremer, a doação da antena à escola surpreendeu a equipe. “A vinda da Starlink para a nossa escola foi uma linda surpresa e, com certeza, será muito útil e enriquecedor para o nosso trabalho com as crianças. É fantástico e emocionante sermos contemplados, pois buscamos sempre o melhor e priorizamos o bem-estar dos nossos pequenos”, comentou.
A presidente da ACI-E, Raquel Cadore, ressaltou que o objetivo é proporcionar acesso à internet, principalmente, em emergências. “O objetivo é oferecer o serviço de internet promovendo a inclusão digital e a comunicação em locais que não têm sinal, e até o melhor acesso em áreas que possam ter o sinal ou a própria conectividade limitada. A gente entende essa iniciativa como impulsionadora do desenvolvimento, que permite acesso a serviços digitais de qualidade em regiões que antes possuíam limitações”, salientou.
No total, a Federasul recebeu 130 antenas, entregues a 49 municípios das regiões do Vale do Taquari, Vale do Caí, Central, Metropolitana, Litoral, Paranhana e Vale do Rio Pardo.