Coluna da MariDestaques

Facebook não é Procon, nem Ouvidoria

Siga o FV no Instagram

É notável o grande número de usuários que se utilizam das redes sociais para fazer reclamações. Desde a pandemia observo que cada vez mais as pessoas estão usando Facebook para esse fim. Tenho que concordar que o Facebook é de cada um e cada um posta o que quiser, mas acredito que o Facebook não é PROCON e muito menos Ouvidoria.

Já li diversos tipos de questionamentos e um deles que me irrita bastante:
– “Alguém sabe quando chega a vacina em tal posto?” Alguém sabe se tem médico pediatra hoje?
Para tudo!!! Genteeee, o Facebook não tem essa informação. Quem tem que saber sobre isso é quem trabalha nos postos e na Secretaria Municipal de Saúde. Então, o jeito mais fácil de saber isso é ligando ou indo até o local. O Facebook não é pago e muito menos obrigado a te responder isso.

Outra reclamação constante é sobre a falta de água e luz. Genteeee!!! O Facebook não terá a resposta muito mesmo a solução do seu problema. A RGE e a Corsan contam com ouvidoria e 0800 para que se relate e informe os problemas. Infelizmente é assim que funciona desde que o mundo é mundo.

Artigos relacionados

Quando falta luz a primeira coisa que eu faço é ligar para RGE para relatar o problema. Não podemos supor ou esperar que um vizinho ligue. Se a falta de luz me incomoda eu ligo e relato o problema. Quanto mais reclamações tiver mais rápido o seu problema será resolvido. Se a falta de luz e água é constante, o melhor é fazer uma reclamação formal, ou até procurar o Procon e o Ministério Público. Se não ligarmos ou fizermos a reclamação formal o Facebook não fara por nós.

Saúde

A falta de atendimento no Plantão do Hospital também é tema de diversas postagens. Ok. Receber o apoio dos faceamigos também é bom nessa hora, mas como eu relatei o Facebook infelizmente não resolverá o seu problema. A maioria das reclamações de redes sociais não chega aos verdadeiros responsáveis pela solução.

Foi lesado, foi mal atendido, teve seu direto negado faça uma denúncia na ouvidoria, faça uma denúncia formal, procure os responsáveis pela Administração do órgão e se mesmo assim não resolver procure o Ministério Público e depois poste no Facebook.

Infelizmente existe um processo um tanto burocrático para isso e se não buscarmos os nossos direitos o Facebook não fara isso por nós!!

MAIO LARANJA

Desde 2021 o dia 18 de maio é marcado por mobilizações contra a violência sexual, promovida pelo Conselho Tutelar de Encantado. A ideia da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

O Conselho Tutelar de Encantado vem trabalhando fortemente na prevenção, com o lançamento da cartilha “MEU CORPINHO É SÓ MEU” que foram distribuídas e trabalhadas nas escolas da rede municipal, estadual e privada de nossa cidade.

Esse com o apoio do CRAS em Movimento a cartilha está sendo entregue nas comunidades onde as conselheiras relatam para os moradores um pouco do trabalho realizado, instruindo como se faz uma denúncia tanto pelo telefone do plantão, WhatsApp ou pelo Disque 100, que é um canal dos direitos humanos para denunciar violações contra a criança e o adolescente.

E por incrível que pareça, nossa pequena Encantando, registra inúmeros casos de violação de crianças e adolescentes. Hoje, a cada 10 denúncias, uma é sobre abuso ou estupro. E não são apenas meninas abusadas por homens, temos casos de meninos abusados por mulheres também.

O que parece ser coisa de cidade grande está cada dia mais ao nosso redor. Pais, conversem com seus filhos, observe seu comportamento, cuidado com quem você os deixa, fique atento a cada sinal, projeta seu filho e o mais importante DENUNCIE!

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!