Morre aos 65 anos o ex-deputado estadual Berfran Rosado, em Porto Alegre
Político atuou por três mandatos na Assembleia Legislativa do RS e teve papel ativo em pautas sociais e econômicas

Faleceu na tarde desta terça-feira, 22 de abril, o ex-deputado estadual Berfran Rosado, aos 65 anos, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A informação foi confirmada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS).
Natural de Rosário do Sul, Antônio Berfran Acosta Rosado nasceu em 24 de setembro de 1959 e era engenheiro civil de formação. Ao longo de sua trajetória política, foi eleito por três mandatos consecutivos para a Assembleia Legislativa, inicialmente pelo PMDB e posteriormente pelo PPS, atual Cidadania.
Velório e homenagens
O velório ocorre nesta terça-feira (22), das 18h30 às 21h, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre, em cerimônia restrita à família.
O presidente da ALRS, Pepe Vargas, cancelou a sessão plenária da tarde em respeito ao falecimento. A Assembleia emitiu nota de pesar, solidarizando-se com os familiares e amigos.
O secretário estadual do Desenvolvimento Social, Beto Fantinel (MDB), também prestou homenagem:
“Entre 1995 e 1997, ele esteve à frente da então Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania do RS, que hoje tenho a honra de comandar”, afirmou.
Atuação parlamentar
Berfran Rosado teve mandatos nos períodos de:
-
1999–2003 (PMDB)
-
2003–2007 (PPS)
-
2007–2011 (PPS)
Entre os temas em que se destacou estão:
-
Redução da carga tributária
-
Fortalecimento das cadeias produtivas
-
Elaboração de orçamento público realista
-
Integração regional no Mercosul
Também acompanhou ativamente as ações do Comitê da Bacia do Rio Santa Maria, desde sua criação, apoiando movimentos e lideranças de sua região natal.