Um estudo conduzido por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) identificou quais são as cidades com a maior concentração de ricos no Brasil. Nova Lima, em Minas Gerais, está no topo do ranking, seguida pelos municípios de Santana de Parnaíba (SP), Aporé (GO), São Caetano do Sul (SP) e Niterói (RJ).
O tabelamento foi elaborado com base nos dados de declarações de imposto de renda de 2018 recém-gerados pela Receita Federal. Neri estabeleceu qual era a proporção de declarantes em relação à população total das cidades e obteve a renda média a partir da divisão do valor declarado pelo número de pessoas que habita cada município.
Em primeiro lugar desse ranking, a mineira Nova Lima tem população com renda média de 6.253,03 reais. A cidade sedia a escola de negócios Fundação Dom Cabral e é um dos principais lugares de atuação da mineradora Vale.
RENDA MÉDIA DA POPULAÇÃO
A renda média da população de Encantado é de R$ 1.797,95.
O cálculo é feito sobre os dados de rendimentos declarados no Imposto de Renda Pessoa Física divididos pelo total da população. Isso reflete o desenvolvimento e a potencialidade econômica do município.
Em nota divulgada à imprensa a Administração Municipal considerou o resultado uma conquista da comunidade encantadense em cima do que a comunidade trabalha e produz.
Atualmente o município de Encantado possui 22.706 habitantes, conforme estimativa do IBGE Cidades de 2019.
RANKING
Confira o ranking com as 10 cidades de maior renda média no Brasil (Município/Renda Média da População/Patrimônio Líquido Médio da População):