A Conmebol sorteou nesta sexta-feira (9) grupos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2021. O evento foi realizado em Luque, no Paraguai, onde fica a sede da entidade.
Os representantes das equipes participantes acompanharam o sorteio de forma remota em razão da pandemia do novo coronavírus.
A final da da Sul-Americana está prevista para 6 de novembro e a da Libertadores para 20 de novembro. Os locais dos jogos ainda não foram definidos pela Conmebol.
Os times brasileiros na competição
Seis times brasileiros já estão confirmados na fase de grupos da Libertadores: Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras e São Paulo. Grêmio e Santos ainda disputam jogos da terceira fase preliminar da competição e tentam se classificar para a fase de grupos.
O Palmeiras, como atual campeão da competição, já sabia mesmo antes do sorteio que seria o cabeça de chave no Grupo A.
A posição dos demais cabeças de chave, nos grupos de B a H, bem como os integrantes de cada um desses grupos, foram definidos no sorteio desta sexta-feira.
Entenda as regras da Libertadores 2021
Apesar de a Conmebol ainda não ter publicado oficialmente as regras tanto da Libertadores quanto da Sul-Americana de 2021, não estão previstas grandes mudanças em relação ao que foi adotado pelas competições em 2020.
Dessa forma, foram reservadas 7 vagas para os clubes brasileiros – ampliada para 8 em razão de o Palmeiras ser o atual campeão da Libertadores –, 6 vagas para os times argentinos – ampliada para 7 já que o Defensa y Justicia, atual campeão da Sul-Americana também garantiu uma vaga – e 4 vagas para cada uma das outras 8 federações associadas às Conmebol, totalizando 47 clubes.
Como foi a divisão dos times para o sorteio?
Os 28 clubes classificados para a fase de grupos e outros 4 que jogam a terceira fase preliminar do torneio foram divididos em quatro potes, definidos de acordo com ranking da Conmebol.
Os cabeças de chave – Palmeiras, River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), Flamengo, Cerro Porteño (PAR), Olimpia (PAR) e São Paulo –, estavam no pote 1.
O pote 2, incluindo o Defensa y Justicia – atual campeão da Sul-Americana –, define os times da “segunda linha” do grupo Já o pote 3 define os times da “terceira linha” de cada grupos.
Por fim, o pote 4, incluía os último quatro classificados para a fase de grupos e os 4 times que passaram pela Pré-Libertadores.
De acordo com as regras da Conmebol, dois clubes do mesmo país não podem se enfrentar já na fase de grupos. A única exceção é se um deles vier de um dos confrontos das fases preliminares – nesse caso, até duas equipes do mesmo país podem estar em cada grupo.
Confira os grupos da Libertadores 2021:
Grupo A:
- Palmeiras
- Defensa y Justicia-ARG
- Universtario-PER,
- Grêmio ou Del Valle-EQU
Grupo B:
- Olimpia-PAR
- Internacional
- Deportivo Táchira-VEN
- Always Ready-BOL
Grupo C:
- Boca Juniors-ARG
- Barcelona Guayaquil
- The Strongest-BOL
- San Lorenzo-ARG ou Santos
Grupo D:
- River Plate-ARG
- Independente Santa Fe-COL
- Fluminense
- Bolivar-BOL ou Junior Barranquila-COL
Grupo E:
- São Paulo
- Racing-ARG
- Sporting Cristal-PER
- Rentistas-URU
Grupo F:
- Nacional-URU
- Universidad Catolica-CHI
- Argentinos Juniors-ARG
- Libertad-PAR ou Atletico Nacional-COL
Grupo G:
- Flamengo
- LDU-EQU
- Vélez Sarsfield-ARG
- Unión Calera-CHI
Grupo H:
- Cerro Porteño-PAR
- Atlético-MG
- América de Cali-COL
- Deportivo Laguaira-VEN
Independiente del Valle e Grêmio duelam por uma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2021 nesta sexta-feira, às 19h15 (de Brasília). O jogo de ida da terceira fase ocorre no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.