FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesGeral

Comitiva de Encantado viaja ao Paraná para conhecer iniciativas de geração de energia renovável

Uma comitiva de Encantado viajou, neste domingo (22), com destino às cidades de Foz do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e Entre Rios do Oeste.

O grupo é composto pelo prefeito de Encantado, Jonas Calvi; presidente do Codevat, Luciano Moresco; conselheiro do Codevat, Marcos Antonio Hinrichsen; secretária da Agricultura, Angélica Sfoglia; secretário do Desenvolvimento, Roberto Pretto; secretário da Inovação, Gustavo Radaelli; vereador Roberto Salton; representante da Cooperativa Dália, Graziela Claudia Caliari Botega; diretor da BSW Ambiental, Daniel Schmitz; e pelo Supervisor Regional da Emater, Cezar Burille.

A comitiva vai buscar conhecimento sobre biodigestores, que transformam matéria orgânica em fonte de energia renovável e adubo. Hoje, segunda-feira (23), o grupo está visitando o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), em Foz do Iguaçu.

À frente do debate estão o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, Emater/RS-Ascas e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). “Criamos um grupo voltado ao agronegócio, atento ao desenvolvimento sustentável do setor”, explica o presidente do Codevat, Luciano Moresco.

Segundo ele, um dos gargalos para ampliar a criação de suínos, por exemplo, é o destino dos dejetos. “A Legislação delimita o volume e muitos produtores já não conseguem mais ampliar o plantel”. De acordo com Moresco, o sistema com biodigestor seria uma alternativa para destinação correta dos dejetos, além de oferecer novas fontes de energia.

O gerente da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, fala da importância de ampliar o debate sobre a correta destinação de dejetos, além do interesse de envolver a Univates, Embrapa, municípios, governo do Estado e entidades do setor.

“Nosso Vale do Taquari é muito produtivo, mas precisamos ter o cuidado na questão ambiental. Gerar energia limpa e evitar contaminação do solo são aspectos importantes”, comenta Brandoli.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!