Fotos de uma cobra sorrindo, de um pelicano dando de ombros ou de um babuíno bocejando estão entre as 42 finalistas da edição 2021 do Comedy Wildlife Photo Awards. Trata-se de um concurso anual de imagens de bichos em situações inusitadas.
O prêmio principal é um safári de uma semana pela região de Masai Mara, no Quênia, além de um troféu artesanal exclusivo feito na Tanzânia.
O Comedy Wildlife Photography Awards foi criado em 2015 pelos fotógrafos profissionais Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam. Eles dizem que queriam criar uma competição que “se concentrasse no lado mais leve da fotografia da vida selvagem e ajudasse a promover a conservação da vida selvagem por meio do humor”.
“Reduzir a lista de fotos foi mais difícil do que nunca este ano”, completa Sullam. “Havia tantas fotos engraçadas que nos faziam rir que não poderíamos escolher entre as 40 melhores —então, estamos lançando as 42 melhores!”
Neste ano, o concurso doou 10% de sua receita líquida para a Save Wild Orangutans. A organização trabalha pela preservação dos orangotangos selvagens do Parque Nacional Gunung Palung, em Bornéu.