Reunião visa garantir qualidade de vida na relocação de moradores em unidades habitacionais
Na Prefeitura de Encantado, aconteceu nesta manhã de terça-feira (09), uma reunião intersetorial com foco no planejamento de ações para garantir qualidade de vida e bem-estar na relocação de moradores atingidos pelas enchentes de setembro e novembro de 2023, para novas unidades habitacionais que serão construídas no município. O encontro, que aconteceu no prédio da Prefeitura, contou com a presença de secretários de saúde, assistentes sociais, coordenadora do departamento de saúde mental da 16ª CRS de Lajeado, profissionais da Universidade UNIVATES, coordenadores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a equipe da Atenção Primária em Saúde, além de duas psicólogas especializadas em intervenções emergenciais.
A iniciativa visa não apenas fornecer um lar seguro para essas famílias, mas também assegurar o acesso contínuo a serviços de saúde e assistência social, enfatizando a importância da saúde mental e do suporte psicológico nesse processo de transição. Durante o encontro, ficou claro a necessidade de um acompanhamento próximo dos moradores, visando não apenas a sua realocação, mas também a integração social e comunitária nas novas residências.
A Administração Municipal, através das pastas de Saúde e Meio Ambiente e Assistência e Habitação buscam implementar estratégias para monitorar os afetados, garantindo que a transição para as novas moradias ocorra com a garantia da promoção a saúde mental e a estabilidade emocional. Ainda, o governo de Encantado reforça atuar para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população, buscando não apenas solucionar as questões de habitação, mas também promover uma rede de suporte abrangente que atenda às diversas necessidades de saúde e assistência social dos moradores afetados pelas enchentes.