Geral

Universidade do RS se retrata após divulgar palestra com o tema ‘a importância da escravidão na economia mundial’

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) publicou, na quinta-feira (25), uma nota de retratação após uma de suas unidades divulgar a realização de uma palestra com o tema “A importância da escravidão na economia mundial“. Segundo a nota, a instituição é contrária “a qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os direitos humanos”.

“Logo que a divulgação [da palestra] foi publicada, a Unidade Universitária proponente foi notificada e retirou os materiais do ar, informando que o título foi equivocado e que a intenção da palestra é ‘demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: ‘A triste história da escravidão no mundo'”, diz a nota assinada pelo reitor Fernando Guaragna Martins (leia a íntegra abaixo).

A UERGS conta com 23 unidades universitárias em 23 municípios de diferentes regiões do estado e 3,7 mil alunos.

Nota da UERGS

Em razão da divulgação de uma palestra cujo tema faz menção à escravidão como sendo algo positivo, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) vem a público esclarecer que qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os Direitos Humanos são contrários aos valores da Universidade.

Fernando Guaragna Martins
Reitor da Uergs

Publicidade
Fonte
g1 RS

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!