FORÇA DO VALE 40 ANOS
ClimaPolítica

Enchente: Prefeito sinaliza projeto de lei com pacote de ajuda àqueles que sofreram prejuízos

Administração Municipal revelou que será enviado ao legislativo um Projeto de Lei onde será estabelecido pacote com valores limitados para atender a todos que tiveram danos em suas residências/empresas e demais.

No final da manhã da quarta-feira, 15, foi realizada uma reunião entre o Executivo e a Câmara de Vereadores no Auditório Brasil do Centro Administrativo.

Na ocasião, os vereadores entregaram um ofício com sugestões de ações a serem realizadas em relação à enchente. Também foram demandados encaminhamentos aos governos federal e estadual. No que compete à administração local o Presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Cardoso, colocou os recursos do Poder Legislativo (valor do duodécimo disponível) para auxiliar no atendimento das demandas.

O prefeito Adroaldo Conzatti destaca que diversas sugestões encaminhadas pelos vereadores estão sendo realizadas e o Poder Executivo está elaborando resposta ao ofício legislativo.

RELATÓRIO DOS PREJUÍZOS

O mandatário municipal, que decretou situação de emergência no dia 9 de julho, informou aos vereadores que equipes – totalizando cerca de 30 pessoas – estão realizando relatório fotográfico das casas e das perdas das famílias e empresas afetadas em todos os bairros do município atingidos pelas cheias do Rio Taquari.

Outro ponto destacado na reunião foi que aproximadamente 90% das pessoas do município foram afetadas pela ausência de serviços essenciais, como falta de água e energia elétrica – em alguns locais por até quatro dias.

PACOTE DE AJUDA

A Administração Municipal está elaborando um projeto de lei, que será enviado a Câmara de Vereadores, onde será estabelecido um pacote com valores limitados para atender a todos que tiveram danos em suas residências/empresas e demais.

Esta enchente foi a maior da história do município de 105 anos, atingindo 20,27 metros. Os dados preliminares apontam para mais de 700 casas e cerca de 2.800 pessoas atingidas.

UM ANO DIFÍCIL

Além da enchente, neste ano de 2020 o município enfrenta a pandemia da Covid-19 (Novo Coronavírus) com Decreto de Calamidade Pública, publicado ainda em março. Além do vírus e das cheias do Rio Taquari, no início do ano o município também sofreu com a estiagem, tendo decretado Situação de Emergência à época.

Publicidade

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!