Campanha de vacinação contra a poliomielite termina neste sábado no RS
Prorrogada duas vezes devido aos baixos índices de adesão por parte da população, a campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, termina neste sábado (22).
A meta estabelecida pelo governo federal era imunizar 95% do público-alvo, que são as crianças entre um e quatro anos de idade. O Rio Grande do Sul tinha 75,2% desse grupo vacinado com a dose de reforço até a manhã deste sábado (22).
No ranking nacional, apenas dois Estados atingiram a meta: a Paraíba, no Nordeste, aparece em primeiro lugar, com quase 99%, e o Amapá, no Norte, em segundo, pouco acima dos 95%. O Rio Grande do Sul está em nono lugar, conforme levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Mães e pais devem continuar procurando os postos de suas cidades para atualizar a caderneta de vacinação dos filhos com as doses de rotina. O esquema de rotina prevê três doses para bebês menores de um ano — aos dois, quatro e seis meses de vida — e mais duas doses de reforço, uma aos 15 meses e a segunda aos quatro anos.