CAPS Encantado participa de encontro estadual sobre Saúde Mental Infantojuvenil
A convite da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, o CAPS de Encantado participou, em 30 de outubro, do 1º Encontro Estadual de CAPS I e CAPSi, realizado no Instituto de Ciências Básicas da Saúde, em Porto Alegre. Com o tema “A Reconstrução no Cuidado em Saúde Mental Infantojuvenil”, o evento, promovido pela secretaria estadual, reuniu profissionais para compartilhar experiências e discutir estratégias de acolhimento e reinserção social.
Representando o CAPS de Encantado, os psicólogos Sinandro Debona e Elisabete Bertella participaram da mesa de abertura, coordenada pela assistente social Ariane Jacques Arenhart, da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde Mental. Eles apresentaram iniciativas realizadas com crianças e adolescentes atendidos pelo CAPS, com destaque para o “Jardim dos Sentimentos”, a “Árvore dos Sonhos” e atividades artísticas, como pintura e cartas dos pais para os filhos. Essas ações buscam transformar o ambiente do CAPS em um espaço acolhedor e vibrante, promovendo o bem-estar emocional dos jovens.
De acordo com os psicólogos, o projeto foi idealizado para atender ao aumento de casos de sofrimento psíquico entre jovens, agravado pelos desastres climáticos recentes no estado. As atividades promovem um espaço de acolhimento e pertencimento, estimulando a saúde mental e a reflexão interna dos participantes, além de incentivar a ressignificação de experiências difíceis. “Essas ações ajudam os jovens a enfrentar a dor e constroem uma base para um ambiente mais saudável e positivo”, destacaram.