A equipe da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Sul apreendeu armas e resgatou animais em situação de maus-tratos, na manhã desta quinta-feira, 29. A ação ocorreu na localidade de Rio Pardinho. De acordo com a delegada responsável, Ana Luísa Aita Pippi, as investigações iniciaram a partir de denúncias de moradores da região, que informaram sobre um homem que praticava o tráfico de drogas.
Ana Luísa, então, solicitou o mandado de busca, que foi deferido pelo Poder Judiciário e cumprido nesta manhã. Na residência verificada, foram encontradas duas armas – um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 22 -, inúmeras munições para o 38, maconha, cocaína e dinheiro oriundo do tráfico. No local, ainda havia 14 aves presas em gaiolas e sem anilhas – situação totalmente ilegal – e dois cachorros em situação de maus-tratos.
Todos os animais foram recolhidos. Um dos cães, conforme a delegada, apresentava sinais avançados de cinomose e a outra tinha sarna e estava sem pelos. Os dois foram levados a uma clínica veterinária, para tratamento. Já os pássaros foram entregues à bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para que sejam identificados e liberados na natureza, conforme a possibilidade.
A delegada avaliou como importante a ação, uma vez que contribui para inibir o tráfico, tanto na cidade quanto no interior. “As atividades de traficância desse indivíduo vinham perturbando os moradores da localidade, nós vamos combater ferrenhamente o tráfico”, afirmou. O responsável pelos itens não foi localizado. Ele vai responder por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e de uso permitido, maus-tratos a animais e tráfico de drogas.