#ColunadaMari | Os profissionais da Enfermagem podem ficar tranquilos
25 ANOS DA BOARO
Na semana que passou a Auto Elétrica Boaro comemorou 25 anos de atividades na cidade de Encantado. Além de ser amiga pessoal do “Nei e da Michi” e ter uma enorme admiração pelos dois proprietários da empresa, também sou cliente da Boaro. Não pude estar presente nas comemorações por compromissos pessoais, mas preciso deixar registrado meus votos de sucesso e prosperidade a empresa, que nesse tempo todo de atividades apesar de toda a dificuldade enfrentada por prestadores de serviços principalmente após a pandemia, fidelizou centenas de clientes e parceiros, uma empresa idônea, que presa por um serviço de excelência para nossa comunidade, buscando sempre o melhor para seus clientes. Que esses anos de sucesso se multipliquem, afinal todos os empresários que escolhem Encantado para empreender merecem o nosso reconhecimento.
SINE
E já que iniciei minha coluna parabenizando, preciso também deixar registrado o excelente serviço que está sendo prestado pelo SINE de Encantado. Estávamos preocupados com a dificuldade de encontrar uma cuidadora para minhas tias, o jeito mais antigo que conhecemos para encontrar sempre foi o de conversar com pessoas conhecidas para saber se teriam alguém para indicar, mas nesse caso, sem sucesso. Foi ai que eu lembrei do SINE e com apenas uma mensagem enviada em menos de 30 minutos, o Frankilin, responsável pelo setor, após me solicitar os requisitos necessários para a contratação, me enviou diversos contatos de candidatas ao cargo. Após entrar em contato com algumas candidatas em menos de 48 horas contratamos uma das indicadas. Muitas vezes acabamos esquecendo dessa facilidade inteiramente gratuita para população. E preciso deixar uma dica para quem procura emprego, muitas vezes sem sucesso, deixe seu currículo no SINE, com todas as informações possíveis, através da análise de seu perfil, o pessoal do SINE te encaminhará para a vaga que mais “se encaixa” com você, de uma maneira, simples, pratica e muitas vezes mais rápida.
DIÁRIAS
Foi aprovado por unanimidade, durante a “sessão itinerante” realizada no Bairro Lambari, o Projeto de Lei que modifica a concessão de diárias aos vereadores da Câmara de Encantado. Já tinha dado destaque a proposta aqui na coluna. Após anos de espera, o audacioso projeto após tramitar por cerca de 30 dias, agora finalmente é Lei. A mudança mais significativa além da diminuição do número de diárias e que os valores serão pagos através de ressarcimento das notas fiscais das despesas apresentadas pelos Vereadores e que irá garantir uma maior economia de recursos públicos. Mas não é sobre esse assunto que quero falar.
SESSÃO ITINERANTE
Além de ser uma sessão que aproxima o Poder Legislativo da Comunidade é obvio que por parte de alguns a politicagem também corre solta. Começando pela ideia do atual Presidente da Câmara em deixar um servidor a disposição para ouvir as demandas “pessoais” dos presentes. Mas também não é sobre isso que quero falar hoje.
PROJETO
Na quinta-feira, entrou na Casa Legislativa, o Projeto de Lei que autoriza o Poder Legislativo a repassar valores provenientes de repasse federal para o cumprimento do piso salarial nacional dos enfermeiros e auxiliares de enfermagem. O projeto foi lido na sessão e solicitado por um vereador a inclusão do Projeto na pauta para discussão e aprovação, o que segundo o novo Regimento Interno aprovado no dia 22 de dezembro de 2020, ao apagar das luzes e a menos de 10 dias de encerrar a última legislatura, por uma boa parte dos atuais vereadores, não é permitido e causou revolta em alguns profissionais da área, que inclusive estariam culpando o Presidente Sander pela não aprovação durante a sessão, um fato simplesmente lamentável.
PROJETO II
Segundo o Art. 125º do RI “A proposição apresentada até 24 horas antes do horário de início da Sessão Plenária Ordinária será divulgada e comunicada no Expediente e despachada de plano, pelo Presidente, que a encaminhará as Comissões Permanentes para a análise e instrução da matéria”. Conforme interpretação jurídica, dos artigos constantes no RI, os projetos constantes no Expediente do Executivo, apenas serão lidos na Sessão subsequente a sua entrada na Casa Legislativa, sendo encaminhada para as Comissões para elaboração de pareceres, somente após a emissão de pareceres segue para a Ordem do Dia e estarão aptos para a discussão e possível aprovação. Apenas Projetos que tramitam em caráter de urgência tem o prazo de 30 dias para serem aprovados, os demais não tem prazo definido para a sua aprovação, como é o caso do Projeto que trata sobre o Piso da Enfermagem.
TIRO NO PÉ
O regimento interno que foi aprovado, para valorizar o trabalho do vereador e em partes para “atrasar” a aprovação de alguns projetos da atual Administração, nesse caso acabou sendo um tiro no pé para quem pensou em fazer politicagem em cima dele. Por outro lado tentar colocar a culpa no Presidente Sander desta vez não vai colar. E se nesse caso existem culpados, esses seriam os que elaboraram esse Regimento e quem o aprovou. Simples assim!
IMPORTÂNCIA
Sabendo-se a importância do Projeto em questão, os profissionais da Enfermagem podem ficar tranquilos, pois com certeza na segunda-feira o mesmo será aprovado e por unanimidade. Mas para quem tinha urgência em receber os valores, uma semana a mais pode significar bastante.