Nesta quinta-feira (28), uma comitiva do governo federal, composta pela primeira-dama Janja da Silva e ministros, estará no Vale do Taquari para visitar as cidades que foram impactadas pela recente enchente do Rio Taquari. Inicialmente, a visita estava programada para quarta-feira (27), mas houve uma alteração no cronograma. As cidades que devem ser incluídas no roteiro incluem Muçum, Roca Sales, Lajeado, entre outras. No entanto, o roteiro completo será definido apenas durante esta terça-feira (26).
No dia 10 de setembro, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e oito ministros já haviam visitado as localidades afetadas e participaram de uma coletiva de imprensa ao lado do governador do RS, Eduardo Leite, em Lajeado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poderá estar presente na região devido a um procedimento cirúrgico agendado para sexta-feira (29). Ele passará por uma artroplasia total de quadril com o objetivo de aliviar dores decorrentes de uma artrose, que envolve a instalação de uma prótese na cabeça do fêmur direito.