Como será o clima em dezembro no RS com o El Niño no seu máximo
Os gaúchos seguirão convivendo com grandes volumes de chuva, acima da média, no mês de dezembro. A previsão é de um mês chuvoso, a exemplo do que ocorreu em outubro e novembro. No Rio Grande do Sul, o mês terá chuva acima da média e temperaturas próximas da média ou abaixo, com alguns dias de calorão.
O Estado está sob influência do El Niño de forte intensidade, diferente do que ocorreu nos últimos três anos, quando a influência do La Niña provocou dezembros secos e com estiagem no Rio Grande do Sul.
O mês de dezembro marca o começo do chamado verão climático que compreende o trimestre de dezembro a fevereiro, assim como o início do verão astronômico que terá início à 0h27 do dia 22 de dezembro. O mês, historicamente, marca um aumento expressivo no número de dias de calor no Sul do Brasil e da frequência de chuva com incremento de volumes no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil à medida que começa a estação chuvosa nos estados do Centro do país.
Em Porto Alegre, por exemplo, a máxima média histórica de dezembro é de 30,0ºC, somente atrás das médias máximas de janeiro (31,0ºC) e de fevereiro (30,5ºC). Porto Alegre tem média de precipitação em dezembro de 112,1 mm, enquanto em agosto, por exemplo, a média é de 120,1 mm.
Chuvas acima de média
Assim como nos meses anteriores, a chuva seguirá acima da média em dezembro em muitas áreas do Sul do Brasil, com risco de excessos em parte da região. No Rio Grande do Sul, os mais altos volumes devem se dar nas metades Norte e Oeste.
Já no Sul do Estado, a precipitação pode ficar abaixo ou perto da média. Santa Catarina e o Paraná devem continuar com chuva perto e acima da média em grande parte dos municípios dos dois estados.
Temperatura em dezembro
Dezembro será outro mês de temperatura acima da média em grande parte do Centro-Sul do país, com marcas superiores à climatologia histórica na grande maioria dos locais do Centro-Oeste e do Sudoeste do Brasil.