Paraná formaliza 100 casas rurais sustentáveis para agricultores do Rio Grande do Sul

O governo do Paraná oficializou, na quarta-feira (12), a doação de 100 casas rurais sustentáveis para agricultores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes de 2024. A assinatura ocorreu durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, com a presença de autoridades da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
Anunciada em setembro de 2024, a doação foi formalizada após aprovação do Conselho Estadual de Ajuda Humanitária do Paraná, Casa Civil e governador do Estado.
O secretário da Seab, Natalino Avance de Souza, afirmou: “Ajudar a diminuir a dor dos moradores do Rio Grande atingidos pela tragédia é um dever para nós aqui do Paraná. Espero que aproveitem da melhor maneira possível.”
Joel Maraschin, chefe de gabinete da Seapi, destacou: “Queremos adaptar as famílias a esse programa, uma casa com tanto valor agregado e com essa qualidade. Esse ato, ainda que simbólico, concretiza essa irmandade que temos entre Estados irmãos.”
As casas são feitas com madeira de reflorestamento do Paraná e utilizam a técnica CLT (Cross Laminated Timber), oferecendo resistência e eficiência térmica e acústica.