Polícia Civil realiza operação contra violência doméstica com mandados e fiscalizações
Ação “Ano Novo, Vida Nova” ocorre em diversas cidades gaúchas com prisões, apreensão de armas e verificação de denúncias.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, nesta terça-feira (20), a operação estadual “Ano Novo, Vida Nova”, voltada ao combate da violência doméstica. Em 24 horas, equipes cumprem mandados de prisão, apreensão de armas e fiscalizam denúncias em várias cidades.
Foco no início do ano e na quebra de ciclos de violência
Coordenada pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), vinculada ao Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), a operação tem como objetivo coibir ciclos de violência doméstica e familiar contra a mulher, período em que há aumento de casos.
Durante toda esta terça-feira, mandados de prisão e busca e apreensão de armas de fogo estão sendo executados, além de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas e averiguação de denúncias anônimas recebidas pela corporação.
Mobilização estadual e ações de conscientização
A ação conta com a participação de policiais civis de diversos departamentos e cidades do estado, reforçando o enfrentamento da violência de gênero logo no início do ano.
Também estão sendo distribuídos informativos em locais de grande circulação, com a mensagem: “O ano mudou, sua vida também pode mudar”, como parte de uma campanha de conscientização e incentivo à denúncia.
Resultados serão divulgados na quarta
A Polícia Civil informou que uma coletiva de imprensa será realizada na manhã desta quarta-feira (21) para apresentar os dados e resultados obtidos com a operação.






