Destaques

Mais de 350 periquitos morrem após queda de árvore em Lajeado Novo

Árvore caiu sobre abrigo natural dos animais durante a madrugada em Lajeado Novo; 32 aves foram resgatadas com vida e levadas para tratamento.

Mais de 350 periquitos morreram após a queda de uma árvore durante uma tempestade na madrugada de quarta-feira (28), no povoado Passagem Boa, no município de Lajeado Novo (MA). O incidente destruiu o abrigo natural das aves, que viviam em um pé de eucalipto.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 32 aves foram resgatadas com vida e encaminhadas para tratamento em centros especializados. A maioria dos animais morreu no local, esmagada ou ferida.

Resgate e reabilitação

O Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio de Imperatriz foi acionado por um veterinário da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), após relatos da população.

Equipes percorreram casas do povoado e alertaram sobre a necessidade de devolução voluntária dos animais silvestres. Os periquitos resgatados foram inicialmente atendidos com hidratação, imobilização e medicação, e posteriormente enviados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em São Luís.

“Manter aves silvestres em casa é crime ambiental. A devolução voluntária é essencial para preservar a fauna atingida”, alertou o ICMBio em nota.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo