Baliza deixa de ser exigida na prova de direção no Rio Grande do Sul
Mudança no exame prático começa a valer nesta quarta (4) após publicação de novo manual da Senatran
O teste de baliza não será mais cobrado no exame prático para tirar a CNH no Rio Grande do Sul. A mudança passa a valer nesta quarta-feira (4), conforme atualização do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, publicada pela Senatran.
Avaliação focará no trajeto em via pública
O Departamento de Trânsito do RS (DetranRS) informou que a nova regra elimina a exigência da baliza como etapa separada no exame prático. A avaliação continuará sendo realizada em trajeto urbano real, mantendo o percurso tradicional.
Segundo o órgão, a prova segue com o candidato dirigindo o veículo em condições normais de trânsito, finalizando com a manobra de estacionamento, sem necessidade de executar a baliza em espaço delimitado como anteriormente.
“O percurso permanece nos mesmos moldes vigentes”, informou o DetranRS.
Medida segue diretriz nacional
A mudança segue a diretriz da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que publicou o novo manual oficial no domingo (1º). A alteração já foi adotada por ao menos 10 estados e o Distrito Federal.
Com isso, o Rio Grande do Sul passa a integrar a lista de unidades da federação que deixaram de exigir a baliza de forma específica na prova para obter a carteira de habilitação.






