Flores.Ser

#Flores.Ser | Somos ponte!

Siga o FV no Instagram

Em 12/03/2024, tivemos a prestação de Contas e Atividades da ACIE, gestão 2023, no Sicredi Região dos Vales, com a participação da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, e degustação a modo Suinofest!
O case da construção da Ponte entre Nova Roma do Sul e Farroupilha, nos trouxe a dimensão do associativismo, resgatando a força, união e ação da comunidade.

Para quem não sabe ou não recorda, a comunidade de Nova Roma do Sul, dois dias após a cheia de 04/09/23 se reuniu para ver o que poderiam fazer diante de tantas necessidades, já que a ponte que era a única ligação da cidade, tinha sido levada pela força da correnteza. Ne mesma reunião foi criada a associação, com a missão de construir e finalizar a ponte até 31/01/24.Esta data em função da safra da uva que é economia forte no município.

Artigos relacionados

De imediato uniram esforços e vieram ser voluntários no Vale do Taquari, pois perceberam que por aqui a emergência era maior.

Com muita dedicação e criatividade, tiveram êxito na construção, mesmo sem qualquer conhecimento técnico de como fazer, com que recursos fazer, e por onde começar. Enfrentaram muitas dificuldades, inclusive a cheia de novembro que levou boa parte do que já haviam conseguido, mas não desistiram, se fortaleceram, acreditaram, contagiando a todos com entusiasmo e coragem.

Resgataram e honraram os antepassados que construíram a ponte a cerca de 100 anos, ao mesmo tempo em que enaltecem toda e qualquer contribuição da comunidade, com perguntas muito simples: “Que valor tem uma pessoa que bate de porta em porta vendendo um número de rifa para a construção da ponte? Que valor tem uma pessoa que dedica seu tempo de folga trabalhando voluntariamente para o objetivo comum? Que valor carrega quem oferece apoio e credibilidade?

”Muitos valores em mim foram fortalecidos conhecendo a história desse grupo de 11 pessoas, membros da Diretoria da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, que viajaram mais de 2 hs para contar sua história, de forma voluntária, retornando na mesma noite para suas casas.

O associativismo é ponte fortalecendo o coletivo, unindo pessoas, compartilhando conhecimentos e experiências, ponte promovendo a solidariedade e apoio. Ponte entre o passado, presente e futuro…
Somos ponte ligando espaços, memórias, saberes.

Parafraseando o Presidente da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, “nós passaremos, mas os valores que nos habitam permanecerão”.

Temos valores fortes, sejamos pontes!!!

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fale conosco!