Atenção: Em mapa preliminar, Encantado e Vale do Taquari mudam para a bandeira vermelha
O Governo do Estado atualizou nesta sexta-feira, 31 de julho, o mapa preliminar das bandeiras nas regiões do estado, conforme o modelo de distanciamento controlado que agrega as medidas adotadas pelo Governo Estadual no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Com a atualização, a região de Lajeado – que abrange 37 municípios, entre eles Encantado – passa da bandeira laranja para a vermelha, o que significa risco alto da doença e maiores restrições, como o fechamento parcial do comércio por exemplo.
O mapa preliminar da 13ª rodada do Distanciamento Controlado traz hoje 12 das 20 regiões em bandeira vermelha (risco alto), que representam 340 municípios. Porém, nessas regiões, 170 municípios podem adotar a bandeira laranja, nas cidades que há 14 dias não ocorrem registros de óbitos ou de hospitalizações.
RECURSOS
Os municípios podem recorrer a classificação até às 6h de domingo, 2. Os recursos são avaliados pelo Piratini na tarde da segunda-feira, 3. Se a contestação for aceita, a região voltará as restrições da bandeira laranja.
Através das redes sociais o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo disse que os municípios avaliam com a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) recorrer da classificação definida pelo Governo do Estado, mas pediu que a população colabore e evite relaxamento nos cuidados com a prevenção.
– Estamos avaliando os dados e o cenário para ingressar, por meio da AMVAT, com recurso para reverter a situação. Entendemos que a piora de alguns indicadores requerem sim cuidado e atenção especial, mas não concordamos que isso prejudique, novamente, os setores econômicos que são mais afetados com essa classificação. Faremos a nossa parte, mas tão importante quanto isso é que cada um de nós faça também a sua – registrou Caumo.
COMO O RISCO É CALCULADO?
Conforme o grau de risco as regiões recebem uma cor de bandeira.
CONFIRA OS SETORES CONFORME AS BANDEIRAS
Os setores seguem divididos em grupos e é levado em conta, se o serviço é essencial; como a operação poderá ocorrer; e há necessidade protocolo e testagem nos colaboradores.
ALIMENTAÇÃO
COMÉRCIO
OUTROS
Serviços considerados de utilidade pública, como eletricidade, gás, tratamento de água e esgoto, são mantidos em todas as bandeiras, sem redução de trabalhadores;
A área da saúde mantém 100% em atividade;
Já a área veterinária segue funcionando, mas com restrição de número de trabalhadores;
A agropecuária e a administração pública também são mantidas em todas as bandeiras, com redução de trabalhadores conforme a gravidade, assim como os serviços de informação e comunicação.
* Os dados foram extraídos do Modelo de Distanciamento Controlado elaborado pelo Governo do Estado.
* O teto de operação é aplicado somente a atividades com quatro ou mais trabalhadores.
? Clique aqui e insira o nome do Município para saber as restrições que cada atividade econômica possui nas demais cidades gaúchas.
? Clique e observe os critérios de funcionamento para todos os setores conforme a classificação de cada bandeira.
? Clique e veja os Protocolos Gerais para o Modelo de Distanciamento Controlado.
COVID-19 EM ENCANTADO
- 241 casos confirmados
-
218 recuperados (90%)
-
18 ativos (2 hospitalizado, 1 na UTI)
-
109 pessoas monitoradas com sintomas gripais
-
5 óbitos
VEJA A SITUAÇÃO DO RESTO DO ESTADO
? http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/
VOCÊ ACHA QUE ESTÁ COM SINTOMAS DA COVID-19?
– Febre medida de pelo menos 37,8ºC
– Sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar
TELESUS Disque 136 e converse com o Ministério da Saúde para verificar sintomas e esclarecer as suas dúvidas sobre o novo coronavírus (COVID-19).
Em Encantado, Fale com o Centro de Operações Emergenciais (COE) através do aplicativo WhatsApp clicando aqui (24 horas) ou disque 3751-0111