COVID-19DestaquesEconomiaSaúde

Comércio aberto: Estado homologa plano de gestão compartilhada apresentada pelos municípios do Vale do Taquari

O Plano estruturado de prevenção e enfrentamento à epidemia do novo coronavírus (Covid-19), enviado pelos prefeitos da Região de Lajeado (Vale do Taquari) foi aceito no sábado, 22, pelo Governo do Estado.

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

O Governo do Estado homologou a proposta do Vale do Taquari de gestão compartilhada para o sistema de Distanciamento Controlado.

https://www.facebook.com/oficialmcaumo/posts/1253449965001979

FLEXIBILIZAÇÃO

Assim, os 36 municípios que compõe a Região de Lajeado (R29, R30) para o modelo do Distanciamento Controlado poderão adotar regras mais flexíveis para os setores, mesmo que a região permaneça na Bandeira Vermelha de forma definitiva.

RECURSO

Na sexta-feira, 21, no mapa preliminar, o Vale do Taquari foi classificado em bandeira vermelha e agora os municípios aguardam o resultado de um recurso apresentado pela Amvat (Associação dos Municípios do Vale do Taquari).

A Amvat questiona os dados utilizados pelo Estado para classificação da região em bandeira vermelha. Se o recurso da Amvat for aceito todos os setores serão beneficiados e poderão adotar as regras da Bandeira Laranja, que possui menos restrições do que a Bandeira Vermelha (mesmo com a adoção do protocolo mais brando aprovado sábado).

COMÉRCIO, SERVIÇOS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Conforme o protocolo apresentado pelos municípios e aprovado pelo Estado Comércio, Serviços e Administração Pública adotam integralmente as regras da bandeira laranja, a partir da próxima terça-feira, 25, ficam liberados para funcionar, mesmo que a região permaneça na Bandeira Vermelha de forma definitiva.

ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO

Em relação ao setor de Alojamento e Alimentação mantém-se integralmente o teto de operação (número máximo permitido de trabalhadores presentes) da bandeira vermelha.

Aos restaurantes a la carte, prato feito e buffet sem autosserviço e lanchonetes e lancherias, terão modo de atendimento, liberando o atendimento presencial restrito das 7h às 23h.

DEMAIS SETORES

Os demais setores observam as regras estabelecidas pelo Governo do Estado.(https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/wp/wp-content/uploads/2020/08/Todos_os_setores-2.pdf)

Protocolo de medidas segmentadas para as quatro bandeiras finais conforme plano apresentado pelos municípios do Vale do Taquari.
Protocolo de medidas segmentadas para as quatro bandeiras finais conforme plano apresentado pelos municípios do Vale do Taquari.

PROTOCOLOS MAIS BRANDOS

De acordo com a nova política estadual, as associações regionais poderão adotar protocolos mais brandos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior (no caso do Vale do Taquari a região classificada em bandeira vermelha vai adotar protocolos da bandeira laranja em alguns setores),  porque o protocolo apresentado contou com aprovação de pelo menos dois terços dos prefeitos e aval do do Governo Estadual.

PREFEITOS ASSINARAM DECLARAÇÃO

Todos os prefeitos assinaram uma declaração de concordância com a criação do plano e que o mesmo contém medidas de proteção à saúde pública baseadas em evidências científicas.

Abaixo, a declaração assinada pelo prefeito de Encantado Adroaldo Conzatti. Agora, o conteúdo, protocolos, e pareceres técnicos que embasaram o plano devem ser divulgados no site da Prefeitura de Encantado (https://www.encantado-rs.com.br/site/), com no mínimo de 24h de antecedência à sua vigência.

Mais detalhes do plano encaminhado pelos prefeitos pode ser acessado aqui.

Oportunidades e Negócios
Publicidade

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!