Nos cinco meses de 2022, Encantado gerou 1.785 vagas de emprego com carteira assinada, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
Os números de janeiro a maio representam 48% da totalidade de 2021, quando foram criadas 3.695 oportunidades de trabalho formalizadas de janeiro a dezembro, números que refletem o período de retomada da economia do município.
O prefeito Jonas Calvi destaca algumas ações que influenciaram no crescimento. Entre elas estão a desburocratização para abertura de novas empresas, regularização fiscal, pagamento em dia dos servidores municipais, além do ambiente favorável de negócios e as flexibilizações realizadas com a queda dos números de casos de Covid.
Dos 7.575 postos de trabalho em Encantado, o setor que mais emprega no município é a indústria, com 3.626 vagas. Em seguida aparece o de serviços com 1.849, seguido do comércio com 1.634 e a Construção Civil com 346, além de segmentos de menor impacto nesse índice, não contabilizados.
Em maio, por exemplo, foram 340 admissões e 314 desligamentos, resultando em um saldo positivo no mês de 26 empregos gerados.
“Encantado manteve um saldo positivo de empregabilidade. Tudo é reflexo do momento que a cidade está vivendo, com investidores acreditando em nosso município. Também temos dados muito positivos em relação às inscrições de Microempreendedores Individuais (MEIs), o que demonstra nossa preocupação em formalizar nossos profissionais do município”, pontua o prefeito.
Dos 7.575 empregos, com carteira assinada, que tem na cidade, segundo a reportagem, 5.480 foram criados em 2021 e 2022. Isto é fantástico, pois antes tinham só 2.095 pessoas empregadas na cidade; um crescimento de 262% em um ano e meio. Muito interessante